[Atenção: Esse é um artigo onde eu como autor andava na prática de reunir em templos. Hoje permiti que a vontade de Deus se cumprisse em mim.Permita que Deus faça assim com você também]
Não sei de que igreja ou denominação você pertence mas talvez esteja membrado em uma igreja que tome dízimos assim como a minha. Talvez você faça parte de uma que não tome ou um dia possa fazer parte de uma dessas que citei. Mas em todas as hipóteses você deve ter uma base sólida para sua fé pois meus ensinadores dizem que a fé deve-se por à prova. Imagine ter pessoas te acusando dia e noite de desobedecer às escrituras? Ou te chamando de ladão de Deus! Não há consciência que aguente!
Meus ensinadores também ensinam: "Antes de se colocar uma doutrina ou ensino, deve-se perguntar o que é, quando foi posto, onde, porque, como, e para que serve tal doutrina". Levando em conta tal dito (aliás, estão corretíssimos) simularemos um debate.
Para isso iremos de uma forma descontraída colocar imagens para identificar as duas pessoas que serão representadas por duas ovelhas. Logo após as respostas de ambos virá nossa opinião.
1) O que é o dízimo?
A décima parte de algo. Na bíblia, apenas dos grãos da terra e animais. Tudo relacionado ao campo ( Ne 10.37...aos levitas, pois a "eles" cumpre receber os dízimos em todas as cidades "onde há lavoura"). A prova disso é que o dízimo era pra se comer: ( Dt 14.23..."comerás" os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas...).
TeístasOnline: Notem que o versículo citado pelo dizimista fala de um fariseu ( Lc 18.10 ) e os fariseus eram cegos seguidores da lei. Para quem não sabe o Apóstolo Paulo era fariseu "segundo à lei"
Fp 3:5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a "lei", fui fariseu.
O não dizimista disse uma verdade pois a bíblia taxa incansavelmente o dízimo como alimentos do campo confira: Dt 12.6, Dt 12.17, Dt 14.22, Dt 14.23, Dt 14.28, Lv 27.32 (chega até a ser vergonhoso ter que pegar um versículo no livro da lei "levítico"). Para se tirar a prova real é só ver que os dízimos só poderiam ser pegos nas cidades da área agrícola confira:
Dt 14:22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher "do campo".
Dt 14:28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos "da tua colheita "no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas.
Ne 10.37 cumpre receber os dízimos em todas as cidades "onde há lavoura".
Quão errado é ir contra essas passagens bíblicas! Vemos todos os tipos de pessoas que nem em áreas agrícolas moram levando dízimos e o que é pior é que não é em alimento mas em dinheiro.
2) Quando foi introduzido o dizimo?


Olhos da fé: Analisem comigo uma coisa: O dizimista disse que Abraão deu o dízimo de tudo mas Hb 7.4 diz que foi apenas dos despojos:
Hb 7.4"...o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos".
O escritor disse que foi dos "despojos" ou seja Abraão deu um dízimo que nem dele era e continuou com todos seus bens. logo, esse dízimo atual "nada tem a ver" com o que deu Abraão. Não podemos esquecer que a palavra grega para "despojos" usado em Hebreus 7.4 é "akrothinion" que significa "primeiros frutos" ou "um grande amontoado" confirmando assim que o dízimo não deve ser interpretado como finanças e sim bens do campo. Os despojos que Abraão tomou poderiam conter animais e até escravos.
O fato do dízimo vir antes da lei não significa que deva ser cobrado na graça. De alguma forma os personagens que viveram antes da lei já praticavam a lei ou parte dela pois quem disse a Caím e Abel que deveriam oferecer sacrifícios? Quem disse aos antigos que deveriam se casar com mulheres da sua parentela? Veja e compare os dois textos abaixo:
Gn 38:8 Então, disse Judá a Onã: Possui a mulher de teu irmão, cumpre o levirato e suscita descendência a teu irmão.
Dt 25:5-6 Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará, e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado. O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel
Nessa passagem vemos claramente que praticavam algo que se tornou lei assim como a circuncisão que veio antes da lei mas tornando-se lei a graça a anulou. Tornado-se lei de maneira alguma devemos segui-la pois assim também deveríamos cumprir a de Dt 25:5-6. De alguma forma quem viveu antes da lei era convivente com ela. Pode-se dizer que seja costumes dos antigos que acabaram se tornando em lei mas caso vocês não saibam, muitos e muitos costumes e práticas da lei eram também exercidos pelos povos pagãos daquela época. O dízimo era uma prática não apenas dos judeus mas também das nações vizinhas da Israel. Em muitas enciclopédias e livros que falam da cidade de Ur dos caldeus, que é justamente a cidade de onde veio Abrão, nos falam que os dízimos eram parte da lei daquele povo, então não admire Abrão ter dado o dízimo, pois sempre o havia dado.
Ateus por saberem disso, tentam afirmar que a lei de Deus é uma imitação das leis dos povos antigos visto que alguns povos criaram leis antes dos hebreus (israelitas). Um exemplo disso é o código de Hamurabe (rei da babilônia) que é o mais antigo do mundo. A tábua de Uruk, encontrada no sul da Mesopotâmia, mostra caracteres cuneifores, uma antiga forma de escrita. Pressionados sobre o barro molhado, os caracteres secavam e deixavam registro permanente na tábua. Uruk, a mais antiga cidade do mundo e se situava na Mesopotâmia 4000-3100 a.C.(Encarta).
Um fato importante e cabal, é que tanto Abraão quanto Jacó, pertenciam a classe daqueles que na chegada da lei deveriam dar o dízimo pois eram pessoas do campo e possuiam as qualidades necessárias para dar os dízimos que são os frutos da terra e animais:
Um fato importante e cabal, é que tanto Abraão quanto Jacó, pertenciam a classe daqueles que na chegada da lei deveriam dar o dízimo pois eram pessoas do campo e possuiam as qualidades necessárias para dar os dízimos que são os frutos da terra e animais:
Gênesis 13:2 Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro
Gênesis 13:5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas.
Gênesis 13:7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão...
Gênesis 31:4 Então, Jacó mandou vir Raquel e Lia ao campo, para junto do seu rebanho
Gênesis 32:7 Então, Jacó teve medo e se perturbou; dividiu em dois bandos o povo que com ele estava, e os rebanhos, e os bois, e os camelos.
Gênesis 37:12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai (Jacó), em Siquém,
Como acabamos de ler Gn 13:2 diz que Abrão era muito rico, diferente dos crentes que conheço. Muitos dão uma quantia simbólica pois são adolescentes e desempregados que nem trabalho têm. É claro que temos a oferta da viúva (Mc 12:42) que ofertou tudo o que possuía. Mas qualquer pessoa sabe que a viúva não fez aquele ato por causa da lei e sim voluntariamente como ensinamos. Se você propor no coração de dar mais do que o dízimo ou até tudo o que tem, quem somos nos para irmos contra Deus, porém eu digo algo importante: "Dê aos pobre e necessitados"! Dê a igreja como organismo e não como organização pois creio que você e seu próximo tem muito mais a ganhar. Lembre que o bem que você deve fazer é amar o seu próximo e esse próximo sim é a igreja:
Mt 25:40 ... sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Abaixo vemos que Abraão deu os dízimos à Melquisedeque e este representava Jesus Cristo:
Hb 7.3 "Sem pai, sem mãe, sem genealogia(Meuquisedeque) não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre"
Já que os dizimistas insistem em dar os dízimos para os pastores achando que estão dando para Cristo porque não raciocinam e vêm que todos somos sacerdotes:
Ap 1:6 ...e "nos constituiu reino, sacerdotes "para o seu Deus e Pai.
1 Pe 2:5 ...para serdes sacerdócio santo", a fim de oferecerdes "sacrifícios espirituais" agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
Notou que Pedro diz "sacrifícios espirituais"? Ai talvez você me pergunte: "Mas a igreja primitiva era caridosa em dar", Isso está correto porém não é sacrifício da lei e sim voluntário:
2 Co 9:7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade.
Também vemos que Jacó só pagaria o dízimo se Deus o abençoasse em muitos sentidos:
Gn 28.20-22 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; recebendo primeiro para depois dizimar.
Aparentemente nessa passagem dá a entender que Jacó estava negligenciando o dízimo e não se esqueça que ele fez um voto particular com Deus: Gn 28:20 "E Jacó fez um voto...". A bíblia nem cita à quem Jacó pagou o dízimo! Agora quero que vocês analisem o versículo de hebreus que a ovelha2 nos mostrou. Ele citou Hb 7.5. O escritor de hebreus cita o dízimo, certo? um pouquinho mais à frente a carta diz: Hb7:11... (pois nele baseado ( no sacerdócio levítico ) o povo recebeu a "lei"... Hb7.12 "... necessariamente se faz também mudança da "lei"."; mais um pouquinho adiante volta à dizer: Hb 7:16 "Que não foi feito segundo "a lei" do mandamento carnal...", mais três versículos depois diz: Hb 7.19 "Pois "a lei" nenhuma coisa aperfeiçoou...", mais um pouquinho adiante volta à dizer: Hb 7.28 "Porque "a lei" constitui sumos sacerdotes a homens fracos...", e completa a explicação citando a lei e apresentando Cristo: Hb 7.28 "...mas a palavra do juramento, que veio depois da "lei", constitui ao Filho, perfeito para sempre.". Acho que não precisa nem de explicação! qualquer um que ler o versículo sabe que o escritor pegou preceitos da lei como o dízimo e sacerdócio para mostrar a inutilidade da lei e apresentar a perfeição que é "Jesus Cristo nosso Senhor".
3) Onde foi instituído?


Teístas Online: Vejam que sempre os dizimistas omitem o restante desse versículo de Malaquias (aliás só pregam esse) que diz :Ml 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, "para que haja mantimento" na minha casa..., Olhe o que Deus está falando! ele disse que era para não faltar "mantimento" e não dinheiro, e no mesmo versículo mais à frente Ele diz: "...e depois fazei prova de mim nisto...". Fazer prova! se você paga o dízimo e não é ricamente abençoado; você não precisa continuar pagando pois é uma ordem imperativa "fazei prova de mim", então se não te abençoar abundantemente pode parar de pagar que você não será um ladrão como dizem por ai. Com tanta coisa interpretada errada, eu quis dar uma olhada na palavra que foi traduzida por "casa do tesouro"e tive uma surpresa e vocês também terão pois a palavra no original é "owtsar" e pode ser trocada perfeitamente por "casa do depósito" ou "estoque de comida ou bebida". Agora você imagine que o texto todo pode ser traduzido assim: "trazei todas as décimas partes ao depósito de alimento, para que haja mantimento na minha casa (templo)", Não é muito mais lógico e correto? Um pouco mais adiante o versículo diz: ...se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."Que ironia heim! Note que Ele diz que não haverá lugar para recolher, isso está ocorrendo com você dizimista? Mesmo que ocorra, pois é obvio que em todas as denominações e religiões há pessoas ricas, como os não dizimistas ricos, mas será que na sua casa não cabe todo seu dinheiro ou Deus está falando de estoque de comida? Reparem atentamente: "não haja lugar para recolherdes", é obvio que se refere à alimento e colheita! vejamos o versículo seguinte: Ml 3:11 "E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril...". O "o devorador" destruirá os "frutos da vossa terra" e a "vossa terra não será estéril", é claro que esse devorador é o "gafanhoto devorador" e você pode ver isso em Lv 11.22, Jl 1.4, Na 3.16, (algumas traduções só trazem escrito apenas gafanhoto mas em Joel e Naum a palavra original é "yekeq" que quer dizer um gafanhoto devorador, e não apenas gafanhoto). Será coincidência novamente aparecer "frutos", "terra", "vide", "campo" e "estéril" num versículo só? Tudo que tem a ver com plantações? Vejamos o próximo verso Ml 3.12 que diz :"Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa...". Novamente a terra entra em questão, pois, uma terra infrutífera por causa das pragas (Joel 1.4,2.25, Am 4.9, Na 3.15-16, Ag 1.66) não pode ser deleitosa.
4) Porque o dízimo foi imposto por Deus?


Teístas Online: O primeiro texto de Coríntios que o dizimista nos passou fala de deixar de trabalhar para viver do evangelho, mas todos querem ser como o Apóstolo Paulo, aliás o próprio Apostolo pede: 1 Co 4.16 "...sejais meus imitadores". Mas esquecem do que Paulo diz à seguir nos versos 15-16 que nosso amigo dizimista nos passou, diz assim: "Mas eu "de nenhuma destas coisas usei", e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque "melhor me fora morrer", do que "alguém fazer vã esta minha glória. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me" é imposta essa obrigação"; e ai de mim, se não anunciar o evangelho". Paulo disse que preferiria morrer do que receber do evangelho, pois é uma obrigação, e não receber do evangelho Paulo chama isso de "glória".
Vocês conhecem algum pastor que quer essa "gloria"? Nenhum! Todos querem receber provando que há interesse em dinheiro e ainda acusam os que não dão dízimos de serem ladrões.. Já o segundo texto que ele nos passou também fala de viver do evangelho, mas o que é "viver do evangelho" pra você? A palavra usada é "zao"que também diz respeito à "manter-se vivo"ou "estar entre os vivos", não está mandando um pastor receber "salários", altas quantias de dinheiro, está mandando manter-se vivo, quer uma comprovação? O Próprio Jesus falou, veja: Lc 10:7 "E ficai na mesma casa, "comendo e bebendo" do que eles tiverem, pois "digno é o obreiro de seu salário". Não andeis de casa em casa". Vejam só qual é o salário do obreiro nessa passagem! é comer e beber! Não era um pastor sair andando por ai com seu carrão 0 km .Agora vamos ver o que disse o não dizimista, o versículo que ele nos passou nem precisa de comentários! Deus "proibiu" a tribo de Levi de trabalhar e de ter heranças, com isso precisava de uma forma de mantê-los, impondo assim sobre o povo ou a "nação de Israel" os dízimos, veja que os dízimos são para a nação de Israel: Ml 3.9-10 "Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, "toda esta nação".Trazei todos os dízimos à casa do tesouro...". Agora eu lhe pergunto: "Em algum lugar do novo testamento a bíblia proíbe um pastor ou obreiro de trabalhar? claro que não! Já te mostramos Paulo não recebia do evangelho e talvez você não tenha notado mas ele diz que trabalhava e falou até a profissão: At 18.1-3 E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áquila...e Priscila, sua mulher...ajuntou-se com eles.E, como" era do mesmo ofício", ficou com eles, e" trabalhava"; pois "tinham por ofício fazer tendas.".
Que coisa heim! Paulo fazia tendas, lógico que uma vez Paulo disse que recebeu "salário", ou melhor "soldo" 2Co 11:8 "Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário..." Eu disse soldo porque a palavra para traduzir salário é "misthos" e nessa passagem é usada "opsonion" que significa um pagamento de soldado ou uma mesada, essa palavra é a mesma usada em Lc 3.14 "Também soldados...contentai-vos com o vosso soldo", confira na sua bíblia.
5) Como eram os dízimos?

Teistas Online: Em nenhum lugar da bíblia está escrito alguma coisa a não ser alimento e coisas relacionadas com a terra, e no caso de Abraão os "despojos" que nem a ele pertenciam. As igrejas pentecostais afirmam que o dom de línguas era evidencia do batismo com o Espírito Santo só porque aparecem dois ou no máximo três textos que fala do batismo seguido das línguas. Levando em conta a teoria da evidencia vamos lhes mostrar que o dízimo era alimento e que mesmo precisando de dinheiro, os dízimos continuarão sendo alimento, vejamos: Lv 27:32 "No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR", Dt 12:17 "Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas", Dt 14:22 "Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.", Dt 14:23 "E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas...", Dt 14:28 "Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas.", Dt 26:12 "Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro...", 2Cr 31:5 "... trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância.", 2Cr 31:6 "E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao SENHOR seu Deus; e fizeram muitos montões."Ne 10:37 "...primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite... e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura", Ne 12:44 "Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades...", Ne 13:5 "E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite...", Ne 13:12 "Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite aos celeiros", Ml 3:10 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...", Mt 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho...". Essas evidencias os pastores não olham não é verdade? São 14 evidências contra 3 das línguas. Será que são honestas as igrejas dizimistas? Será que obedecem o que Paulo disse: 1Co 4:6 "...aprendais a não ir além do que está escrito...", será que está escrito que o dízimo sendo alimento, poderia ser trocado pela grana? Agora vamos dar uma pesquisada em mais alguns versículos sobre o dízimo:
Dt 12:6 "E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas", Dt 12:11"...os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos...", Ne 13:5 "...depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite...".
Notaram alguma coisa nesses versículos? Vejam, que os dízimos estão no meio de sacrifícios, holocaustos, ofertas alçadas, votos, ofertas voluntárias, incenso e utensílios, tudo práticas e objetos da lei. Talvez você esteja ai pensando: "mas no livro de Malaquias Deus pede os dízimos e Malaquias não é um livro da lei!". Só que você se esquece que devemos saber discernir se Deus está falando para o povo de Israel ou para o povo universal. Várias vezes nos livros dos profetas, Deus pede algo da lei, vejamos: Jr 17:21-22 "Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado...antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais". Aqui Deus manda guardar o dia de sábado, mas o sábado não faz parte da lei? O livro de Ezequiel a partir do capítulo 40, fala da restauração de Israel e Deus mostra a Ezequiel, lugares para sacrifício do pecado 40.38-39 oito mesas os quais imolavam (sacrificar à divindade) 40.41, Além de uma completa descrição de como seria o templo, o que fazemos então? vamos sair por ai sacrificando? lógico que não! ainda que seja difícil provar que algo é da lei (o que não é o caso do dízimo), nossas mentes conseguem discernir uma lei cerimonial da lei moral, vejamos : Ef 2:15 "Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que "consistia em ordenanças"..., Paulo diz que a lei consistia em ordenanças, agora veja: Ml 3:9-10,14 "Com maldição sois amaldiçoados...Trazei todos os dízimos à casa do tesouro...Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?. Preste atenção: "com maldição sois amaldiçoados" "guardar seus preceitos" "andar de luto" tudo isso era típico da lei, veja: Gl 3:10 "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las".
Todo aquele que não permanecer em "todas" as coisas" que estão escritas na lei"; É por isso que o povo vivia debaixo da maldição pois não cumpriam a lei faltando com os dízimos e cometendo muitos outros pecados. Quanto a resposta do não dizimista, acho que nem precisa de comentar pois o versículo que ele nos passou fala de "comer o dízimo" provando assim que era algo comestível, e fala que o próprio Deus escolheria o lugar.
6) Para que servia o dízimo?


Teístas Online: O dizimista disse uma verdade pois os dízimos são para os Levitas assim como falamos, porém, nos dias atuais os pastores pensam ser os sucessores dos Levitas, achando que podem representa-los e isso é um absurdo! Já que Jesus foi o último sacrifício, qual utilidade teria alguém que foi designado para servir segundo a lei? 2Cr 23:18 "... sob a direção dos sacerdotes levitas... para oferecerem os holocaustos do SENHOR, como está escrito na lei de Moisés...".
Porque não obedecem a voz de Deus quando Ele disse que teriam de ter 25 anos para poderem exercerem o ministério? Nm 8:24 "Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação". Estamos cansados de ver pastores carecas, porém isso não era permitido ao levita Ez 44:20 "E a sua cabeça não raparão, nem deixarão crescer o seu cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças". Também cansamos de ver pastores de terno em plena época de verão causando suor, coisa que se não era permitido ao levita Ez 44:18"Coifas de linho estarão sobre as suas cabeças, e ceroulas de linho estarão sobre os seus rins: não se cingirão de modo que lhes venha suor".
Veja que os Levitas são como mediadores entre o povo e Deus Nm 18:23 "...eles (os levitas) "levarão sobre si a sua iniquidade". Mas a bíblia não diz que temos livre acesso à Deus? Ef 2:18 "Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.". Porque os dirigentes das igrejas não julgam o povo como os levitas julgavam? Dt 17:9 "E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo" (apesar que isso é o que mais sabem fazer: julgar, principalmente os que não dão os dízimos). Os levitas também tinham a incumbência de tomar conta do livro da lei Dt 17:18 "...escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas". Oque recebiam era para sustento Dt 18:1 "...da sua herança comerão". Sem contar que havia levitas que eram músicos 1CR 15:16 "E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos...". Muitos crentes confundem os levitas com os cantores atuais e nada tem a ver pois acima vocês podem ver quantas atividades diferenciadas eles executavam.
Uma pessoa que em toda sua vida pagou o dízimo, vai ser muito difícil ela renunciar mesmo sabendo que as escrituras estão contra ela. Um ato como dizimar provoca muita religiosidade e fé em uma coisa que nunca os fez bem, tudo é atribuído ao poder do dízimo! Até se ganharem uma pequena ajuda vão atribuir ao dízimo e mesmo que um dia parem de pagar; se a situação piorar um pouco, com certeza já vão querer retroceder e lembrar do velho dízimo.
Muito cuidado ao falar sobre o dízimo pois ao começar à falar você verá o efeito que o dízimo causa nas pessoas. Tem pessoas que não foram feitas para saberem a verdade: Mt 7:6 "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem". Quando falar, seja com mansidão e com prudência: Cl 4:6 "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.". Nunca pense ser superior à pessoa que vai conversar Fp 2:3 "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo". Você deve estar pensando porque estamos te dando aula de conduta? É porque nós sabemos o que é falar sobre o dízimo nas igrejas evangélicas! É a mesma coisa de você pregar contra a mariolatria. Mas em um mundo com tantas pessoas cegas, também encontramos uma geração inteligente, e creio eu, num futuro não muito distante, acho muito difícil essa doutrina subsistir.
Escrita em 28-08-2008
Comentários
Postar um comentário