Pular para o conteúdo principal

Os templos

Devemos ter templos para congregarmos?

[ATENÇÃO: Esse é um artigo antigo onde eu como autor andava na pratica de reunir em templos. Hoje permiti que a vontade de Deus se cumprisse em mim. Permita que Deus faça assim com você também]
Escolhi essa imagem de um templo mórmon, porque esses templos são famosos por serem belíssimos e de uma arquitetura única. Esse é o templo Salt Lake City em Utah. Demorou 40 anos para ser construído. Quanto trabalho, dedicação, tempo e dinheiro! Um esforço tão grande faz até mesmo parecer que existe algum tipo de mandamento bíblico para edificações. Seria esse o foco do evangelho? Aliás, o próprio nome "evangelho" significa "boas novas". Na época de Jesus já havia um templo que substituiu o templo construído por Salomão. Esse segundo templo foi reconstruído por Zorobabel após retorno do cativeiro babilônico. Após séculos de história foi danificado por guerras e intempéries o que levou Herodes à reforma-lo. Muitos até afirmam que esse segundo templo era uma construção muito feia e que o povo que viu o primeiro templo chorou ao ver o segundo, pois este não se comparava com o primeiro construído por Salomão. Entretanto não é bem isso que afirma a bíblia. Leiamos: Ed 3.12 "Porém muitos dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de famílias, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria.". Nem precisava que eu grifasse a parte onde todos choravam de alegria e não de tristeza como alguns afirmam. Em Marcos 13.1 nós vemos que os discípulos de Jesus quando saíam do templo, começaram a admirar a magnitude daquela obra : "Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções!". Aquele era um templo muito grande e bonito sem dúvida! O interessante é que Jesus não deu tanta importância para o que viu e ainda profetizou assim: "Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada.". Sabemos que esse templo dos judeus nada têm a ver com os templos cristãos atuais. Sabe o porque de tantos templos nos dias de hoje? Sem templos não teriam grandes arrecadações, nem como prender as pessoas com doutrinas de homens, nem homens seriam deuses intocáveis em seus "altares" e púlpitos. O templo deu a homens comuns poderes que o evangelho nunca havia dado nem aos apóstolos. O sincretismo entre judaísmo, paganismo e cristianismo não é uma mistura muita sadia. A forma de liturgia e culto são proveniente do judaísmo e do paganismo. Judeus tinham um templo e também pagãos, mas cristãos não tinham essa pratica a qual foi introduzida no século IV. 

A diferença

Imagine na época dos primeiros cristãos, quando algum mestre viesse introduzir algum vento de doutrina precisaria convencer as pessoas de que aquilo que estava introduzindo vinha da parte de Deus! Digo isso porque sabemos que eles se reuniam em casas e locais específicos sem nenhum atrativo senão a reunião. Vamos ver algumas passagens:
Atos 2.46 "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,"
Já ouvi muita gente afirmar que devemos ir à "igreja" todos os dias, pois a igreja primitiva ia ao templo todos os dias cultuar. Primeiro devemos levar em conta que essa passagem está tratando unicamente dos primeiro cristãos judeus e não gentios. Largar a pratica judaica só foi proposta anos depois. Como judeus eles deveriam sim estar no templo praticando os ritos e sacrifícios judaicos como o de costume e até seu mestre Jesus assim o fez. Mas como cristãos eles se reuniam em casas e partiam o pão (símbolo de comunhão).
Atos 5.42 "E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo."
Nessa passagem nós vemos o principal motivo dos primeiros cristãos (da circuncisão) estarem no templo: ensinar e pregar Jesus Cristo! Eles queriam mesmo é aproveitar de sua religião antiga para pregar uma salvação perfeita em Cristo Jesus e logo iriam perceber que o templo nada era.
Atos 20.20 "jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa,"
Aqui vemos Lucas relatando as palavras de Paulo afirmando que ensinava publicamente ou de casa em casa.
Atos 1.13 "E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam, Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelador, e Judas, de Tiago."
Atos 20.8 "E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos."
Acima nós vemos as reuniões nos cenáculos que nada se pareciam com alguma igreja atual. Importante ressaltar que nenhum mandamento existe para tais construções! Vemos que essas construções não ocupam apenas espaço territorial, elas ocupam espaço excessivo no coração dos homens e tiram o espaço dos necessitados. Dízimos e ofertas são para manutenção e construção de templos cada vez mais ousados. Como afirmou o Caio Fabio: parecem cassinos pois tem até escrito Jesus em néon e lá você deixa sua aposta ou como dizem os fieis: "seus votos". Seria correto incluir um templo no sistema da graça sem Deus ter pedido? Qual sentido teria sermos templos e mesmo assim construirmos templos?
Leiamos abaixo as palavras que Deus disso à Davi, pois Davi tinha no coração fazer um templo ao Senhor Deus:
1 Cr 17.5-6 "porque em casa nenhuma habitei, desde o dia que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas tenho andado de tenda em tenda, de tabernáculo em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todo o Israel, falei, acaso, alguma palavra com algum dos seus juízes, a quem mandei apascentar o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?"
A mesma palavra que Deus disse a Davi serve para nós. Acaso Deus pediu alguma casa para Ele? Hoje em dia o que os templos fazem é tirar, sugar o que pertence ao verdadeiro templo que somos nós! A hipocrisia dos cristãos atuais é tanta, que falam nos púlpitos que "Deus não habita em templos feitos por mãos de homens", "isso aqui é só tijolo", mas o que acontece na pratica é totalmente diferente. Quantas vezes já ouvi no pregações nos púlpitos que "aqui tem alguma coisa diferente", "no altar não é lugar de mentir" "guarda o teu pé quando entrar na casa do Senhor". Existe porventura algum lugar para se mentir? Oque tem de diferente na madeira da parte superior da igreja que todos chamam de púlpito ou "altar"? Você já deve saber que chamando aquela madeira de altar, o dinheiro vai direto pra ele pois "altar é lugar de sacrifício"! Interessante mesmo, é que sacrifício e prova de fé só envolve dinheiro hoje em dia! Fique atento meu irmão! Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. Mas não adianta falar e fazer o contrário. Sou frequentador de um templo mas sei que os melhores cultos são os realizados nos lares. No lar você tem aproximação perfeita com seu irmão e não essa hipocrisia que vemos hoje onde todos se abraçam e ainda falam que se amam e depois vão todos embora para suas casas sem saberem nada da necessidade e angustia de cada um.
1 Ts 5.11 "Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo."
Como cumprir essa palavra de Paulo se não tenho intimidade com meu irmão? Edificar não é construir templo mas crescer em amor e graças um para com os outros. Deixo a palavra abaixo para que encaremos a verdade bíblia para "templo de Deus". Deus vos abençoe
1 Coríntios 6.19 "Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus,"
O que achou da matéria? Nosso site é interativo, você manda seu argumento ou opinião e se existir algum erro na nossa matéria nós corrigimos ou acrescentamos seu raciocínio. Quem não está disposto a rever conceitos Deus não pode guiar a vida deste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...

Jesus foi batizado com Espírito Santo

O que me motivou escrever esse artigo, é que em um dos seminários onde estudei, meu antigo professor e pastor comentou à respeito dos dons ministeriais e sobre o batismo com o Espírito Santo. Foi quando os alunos chegaram em uma questão que deixou muita dúvida e opiniões diversificadas em todos. A pergunta era: "Jesus foi batizado com o Espírito Santo?". Notei que a maioria das pessoas acreditaram na opinião do professor que segundo ele, esta é a crença da sua denominação e o que a bíblia afirma. O problema maior não foi ele afirmar que era a crença da igreja mas sim, dizer que a bíblia afirma isso!  A crença tradicional Segundo seu pastor, Jesus era cheio do Espírito Santo, e possuía a "virtude do Espírito" e não o "batismo com o Espírito". Ele entende assim porque não foi usado o termo "batismo" para Cristo e sim para os discípulos. Segundo ele, para ser cheio do Espírito Santo não é preciso ser batizado com o Espír...