Pular para o conteúdo principal

Perguntas aos dizimistas

Perguntas aos dizimistas


O site Olhos da fé elaborou perguntas para levar os dizimistas à procura de respostas das mesmas, e para que reflitam sobre suas próprias ações. Não se esqueça que o coração do homem é enganoso (Jr 17.9) e que há coisas que aos nossos olhos são certas, mas o final delas são trágicas (Pv 14.12). Comecemos com as perguntas, porém, nesse estudo "não iremos sair fora do contexto bíblico" e suas respostas também devem estar fiéis as Escrituras, começamos...
1- Porque trocaram o dízimo que era alimento por dinheiro? quem, quando e onde fizeram isso? Há algum arquivo histórico que narra esse fato?
2- Porque mudaram os tempos de pagamento para ser de mês em mês?
3- O dízimo era apenas nas cidades rurais, porque hoje são todas as cidades? ( Dt 14:22, 2Cr 31:5, Ne 10:37)
4- Os levitas que recebiam o dízimo, eram proibidos de trabalharem (Nm 18:23), hoje todos os pastores estão proibidos de trabalharem para terem que viver do dízimo e ofertas?
5- O dízimo era repartido também entre os órfãos, viúvas e estrangeiros, porque hoje fica tudo para o ministério?
6- O dízimo na bíblia é tido como lei, pois se encontra até mesmo em Levítico (o livro da lei), porque hoje faz parte da "graça"?
7- A bíblia diz que os sacrifícios da lei como imolar animais, eram dados em oferta alçada (porque é lei), porque o dízimo também era dado em oferta alçada ? (Nm 18:24)
8- Se a casa do tesouro não significa "casa da despensa", porque em Neemias 10.37-39 a bíblia explica tão claramente que era posto apenas grãos?
9- A bíblia diz que o dízimo é santo, os pastores dizem que ele pode ser dinheiro, porque então em 2 Cr 12.4, Joás cita todas as coisas santas que enquadravam dinheiro e não cita o dízimo?
10- Porque o livro de atos dos Apóstolos enfatiza em todas as ocorrências a oferta acima dos dízimos? Aliás, um livro que conta a história não narrar algo que é tão importante é de se estranhar não é verdade?
11- A bíblia diz claramente que se eu quiser resgatar o dízimo eu devo acrescentar o 5º, você vê alguém fazer isso em nossos dias?
12- Se aqueles insetos que comiam as plantações eram demônios, porque então em Jl 2.25, Deus os chama claramente de "meu grande exército"?
13- Você sabia que se as igrejas estipulassem por elas mesmas uma taxa mensal de 10% (dízimo) nós não teríamos tantos argumentos contra? Pois a igreja tem autoridade de impor métodos. A questão está em afirmar que "a bíblia diz".
14- Porque os pastores em suas pregações não dizem que Abraão deu o dízimo apenas dos despojos? Hb 7.4, de algo que nem à ele pertencia?
15- Muitas vezes Deus escolhia um lugar para se comer os dízimos Dt 12.11, porque hoje em dia é só pago no altar?
16- A bíblia diz que o terceiro ano é o ano dos dízimos Dt 26.12, se o dízimo é o mesmo, porque não temos isso em nossos dias?
17-Se o dízimo não é algo da lei; porque então a bíblia incansavelmente o coloca junto dos sacrifícios Dt 12.11,
18- Se o dízimo não é alimento, porque então a bíblia o taxa apenas como alimento? Ne 13:5, Mt 23.23 outros.
19-Paulo ensinou tudo sobre receber do evangelho, sobre manter os ministros e sobre ofertas, mas porque nada diz respeito à uma coisa tão importante quanto o dízimo?
20- O dízimo é o terceiro sacramento das igrejas evangélicas?
21- O escritor de Hebreus fala da lei e depois apresenta Jesus, porque um objeto dessa lei é justamente o dízimo? não estaria ele mostrando o dízimo como lei para apresentar Jesus?
22- Se eu moro em uma cidade onde todos idolatram Maria, eu posso dizer: "aqui adoram Maria", mas eu não faço parte dos idolatras! Porque então os dizimistas não aceitam essa interpretação em Hb 7.8 ? "aqui toma dízimos homens que morrem": não seriam fariseus e os restantes judeus seguidores da lei?
23- Se os gafanhotos e as pragas do campo são espirituais e são demônios, onde cumpriu então a promessa literal de Deus de mandar gafanhotos caso o povo desobedecesse a lei? ( Dt 28:15-18, 28: 23-24, 28:38-39).
24- Se o dízimo é uma doutrina tão evidente, porque houve brigas em concílios católicos, para que não o colocassem?
25- Porque a igreja católica na sua época que não era corrompida, não pagava dízimos?
26- Depois da reforma protestante, a igreja começou a tomar dízimos, com tantos erros de Martinho Lutero (como o de crer na virgindade de Maria após o parto) porque não estaria os protestantes errados em colocar o dízimo?
27- Se o dízimo não é parte da lei; porque então Jesus o chama tão claramente de lei? (MT 23:23)
28- Se o dízimo não era uma lei; porque então que o escritor de Hebreus diz que era pago segundo a lei?(HB 7:5)
29- Se a igreja primitiva pagava dízimos; porque então o novo testamento afirma que davam tudo para se dividir, e não apenas 10%?
30- Porque quem obedece a bíblia fazendo prova com Deus, e não é atendido, e essa pessoa para de dar o dízimo, é tido como ladrão de Deus?
31- Não deveríamos ter Abraão apenas como "pai da fé" e não como "pai das obras"? Visto que muita de suas obras se tornou lei assim como o dízimo?
32- Como já vimos, casa do tesouro era um compartimento do templo da velha aliança, onde devo levar os dízimos hoje que o templo foi destruído?
33- Por que Paulo não falou sobre o dízimo em 2Coríntios 8 ? Se Paulo tivesse a oportunidade de falar sobre dízimos não seria nessa passagem em que fala claramente sobre o sustento dos santos?
34- Segundo a igreja assembléia de Deus e a maioria pentecostal, as três passagens bíblicas do batismo com o Espírito Santo foi seguido do "dom de línguas", com apenas três referências acreditam que as línguas são a "evidência" do batismo com o Espírito Santo: porque então com as inúmeras evidências do dízimo como "alimento do campo" não podem crer nem aceitar nem pensar no assunto?
35- Quem da parte de Deus deu a ordenança de tirar o dízimo mensalmente e as ofertas diariamente, se a bíblia fala de forma "clara e objetiva", que todos davam o que podiam no dia mais especial do Cristão? no 1º dia da semana?
36- Essa pergunta é pessoal, então seja sincero pra você mesmo: "são sensatos nossos pastores em discutir de forma aberta e racional sobre o dízimo? Porque são tão leigos e teen a mente tão fechada para esse assunto? porque falar de dízimo com os cristãos é como falar de idolatria com um católico?"
37- Porque quando falamos sobre o dízimo nossos pastores logo já pensam: "como faremos para nos manter?", mas então, como se mantêm as igrejas não dizimistas? Estão elas falindo? Não existe uma seita não dizimista que tem uma das maiores gráficas do mundo e dão bíblias gratuitamente? Esses pastores não parecem ser os primeiros a se enquadrarem em Mt 6.25-34 ?
38- Quando falamos com algum dizimista que não damos dízimos e nem pensamos em dar, dizem: "a bíblia manda dar com alegria, assim Deus não aceita mesmo": Mas o novo testamento não manda é "ofertar" com alegria e não dizimar? 2Co 9.7
39- Você sabia que existem muitos adventistas que admitem ter que seguirem determinadas leis da bíblia como o dízimo? O que faz esses adventistas pensarem que podem seguir parte de uma lei? Ainda mais de maneira toda "torta, totalmente incompleta, modificada, esquisita, duvidosa e errada como o dízimo"? Se querem seguir a lei, que a guardem "toda" Gl 5.3, Tg 2.10, então podem começar a esperar Deus o todo poderoso decidir um lugar onde eles vão "comer literalmente" os 10% dos seus salários, Dt 14.23
40- Que argumento bíblico um dizimista tem para afirmar que o dízimo é de aplicação pessoal e não coletiva? a bíblia trata o dízimo de forma coletiva: a nação de Israel deveria se voltar para essa prática, e em troca Deus mandaria chuva e faria de Israel uma terra fértil que até as outras nações ficariam pasmados da fartura da mesma Ml 3.9-12, pegar um texto como esse de Malaquias e aplicá-lo de forma individual e gananciosa não seria maldoso e errôneo?
41- Vocês já repararam na "igreja universal do reino de Deus"? Lá inventam de tudo pra você exercitar a sua fé, como "cajadinho de Moisés, vale do sal, rosa ungida, troca de anjo e muitos outros". Essas práticas são biblicamente corretas? É evidente que não! Contudo é seguido de uma série de testemunhos quanto a funcionalidade dos mesmos, ou seja: "tudo em que os crentes leigos estão crendo é possível acontecer": Não está acontecendo exatamente isso com os dízimos? Todavia biblicamente errado?
42- Porque Eliseu em 2 Rs 4.1-7 não pediu para a viúva endividada pagar os dízimos? Porque amenos não perguntou sobre o mesmo? Não é da natureza de um dizimista quando vê um crente endividado logo perguntar sobre o dízimo ou querer saber porque o "devorador" estaria agindo? Não seria porque o dízimo não é de aplicação pessoal?
43- Você sabia que Vergonhosamente nossas igrejas não têm o conhecimento que o catolicismo tem a respeito do dízimo? Pois o catolicismo aceita os relatos escritos pelos cristãos dos primeiros séculos que justamente contariam a crença das igrejas dizimistas atuais.
44- Um dizimista fiel e justo não é uma pessoa com situação financeira estável? Porque então o apóstolo Pedro não tinha nada? At 3.6
45- Porque os dizimistas preocupam tanto em pregar contra a idolatria, contra o pecado sexual, contra até mesmo os beijos dos namorados, e são capazes de não tolerar em nenhuma circunstância tais práticas, mas toleram muitas e muitas pessoas não dizimarem por negligência? Não crêem no dízimo da bíblia? Então não deveriam proibir os dizimistas negligentes da mesma maneira que os idólatras? Visto que um dizimista negligente é amaldiçoado por Deus, e nenhum maldito pode ser salvo? Ml 3.8-9
46- Se o dízimo traz a benção para aquele que o dá, conforme a interpretação errônea de Ml 3.10-12, porque então os dizimistas não são abençoados de uma maneira maior no mês de dezembro? Visto que contam com seus 13º salários e dizimam os mesmos?
47- Vemos biblicamente que o dízimo santo é aquele que faz parte da área agrícola Lv 27.30, onde na bíblia podemos ter certeza concreta que o dízimo dado como outro tipo de produto pode ser aceito por Deus? a bíblia não insiste que é para não faltar "alimento" na sua casa? Ml 3.10
48- Porque para os dizimistas não há diferença entre "alimento" e "dinheiro"? Deus se agradava que o dízimo fosse comido por aquele que precisa Dt 14.23,Dt 26.12Dt 12.17, pegar dinheiro para se comprar o alimento não está totalmente fora de contexto sobre a vontade de Deus? Quem é o homem para saber porque Deus se agradava que fosse da maneira dele e não nossa?
49- Levítico 27.32 nos diz " No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR."(RA), porque a bíblia não diz que o dízimo santo é todo aquele que passar debaixo de todo tipo de objeto de trabalho ou serviço? Porque a bíblia diz tão claramente que o dízimo santo é aquele que passar debaixo do "bordão do pastor", pastor não é aquele que cuida do campo? a palavra original para "bordão de pastor" é "shebet" que significa "bordão, vara, bastão", tudo referente ao objeto que os pastores usam para apascentarem criações.
50- Vemos que dos dízimos dos levitas, era apresentado uma oferta ao Senhor: "o dízimo dos dízimos" (Nm 18.26), como sempre era alimento (v27), porém os dízimos dos dízimos era entregue à Arão o sacerdote (v 28), para quem os que "se dizem levitas" de hoje (pastores) dão os dízimos dos dízimos?
51- Uma pessoa gasta 10% de seu salário com os dízimos e talvez mais de 10% com as ofertas alçadas! Se um cristão der todo o seu salário para a igreja em forma de oferta esse indivídio é maldito?
52- O livro de Atos dos Apóstolos tem esse nome por narrar até mesmo em detalhes os atos que os apóstolos e os demais discípulos praticavam. Nele encontramos o cumprimento de todos os mandamentos que Jesus lhes havia feito. Porque um livro tão minucioso quanto esse não narrou os cristão tomando ou pagando dízimos?
53- Sabemos que conforme a lei, apenas os dízimos que passassem debaixo da vara seria santo, o que é usado nossos dias de hoje para representar tal vara? (Lv 27.32)
54- Você sabia que a igreja católica recebe dízimos adimitindo que a igreja primitiva não recebia dízimos? Os dízimos são na forma de contribuição e não como mandamento da lei como a bíblia afirma.
55- A primeira coisa que um dizimista diz que devemos fazer com nossa renda, é dizimar: porque então Eliseu mandou que a viúva pagasse a dívida primeiro e depois vivesse do resto?
56- Se Paulo deu exemplo que não recebia do evangelho (1CO 9:15), e os pastores estão tão preocupados em seguir o exemplo dele; porque ignoram apenas o que lhes trazem lucros?
57- Vemos que Abraão foi o primeiro a dar o dízimo. Ele é o exemplo maior para todos os dizimistas atuais; Mas quem foi que disse que Abraão era dizimista? Abraão dizimou ou era dizimista? Dar o dízimo uma vez não é bem diferente de ser um dizimista? Abraão deu o dízimo e depois seguiu sua vida, não ficou preso pelo resto da vida nessa punição como vemos nos dias de hoje.
58- A bíblia diz claramente que "ai daquele por quem vier os escândalos"(Lc 17.1). Mas o dízimo e essas arrecadações desenfreadas não são escândalos dos piores que existe? Que pensam os que não são cristãos quando vêem notícias de evangélicos que roubam 10% do salário dos fiéis? Mesmo que o dízimo fosse da forma que os dizimistas supõem que é, deveria ser totalmente reformulado devido não se enquadrar com o conceito dos dias atuais. O Apóstolo Paulo usava vestido e beijava os rostos dos seus amigos homens (ósculo) e isso era um costume muito bom, mas você faria isso hoje? Não pensariam mau os que não entendem tal ato? Você sabia que o ósculo santo é mandamento pra todas as igrejas?(Rm 16.16), Mas sempre dão um jeitinho de afirmar que era apenas "um costume". Não estamos afirmando que devemos dar ósculos, mas afirmando que um mandamento bom ou costume pode ser anulado devido a mentalidade do ímpio ou até mesmo do crente fraco de consciência (1 Co10.28).
59- Se o dízimo é uma guestão de fé, porque então o próprio Jesus afirma que os fariseus davam o dízimo e se esqueciam da fé?
60- Se o dízimo e evangelho estão em acordo, o que o dízimo tem de novo? Porque sabemos que evangelho significa "boas novas". E essas novidades foram explicadas por Cristo ou por Paulo?
Se você tem alguma pergunta formulada sobre o dízimo, e quer vê-la impressa no site, mande-nos um e-mail e teremos prazer em publica-la junto com seu nome (se preferir). Se você encontrou algo que não está em conformidade com a Palavra de Deus nos comunique que imediatamente será removido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...

Jesus foi batizado com Espírito Santo

O que me motivou escrever esse artigo, é que em um dos seminários onde estudei, meu antigo professor e pastor comentou à respeito dos dons ministeriais e sobre o batismo com o Espírito Santo. Foi quando os alunos chegaram em uma questão que deixou muita dúvida e opiniões diversificadas em todos. A pergunta era: "Jesus foi batizado com o Espírito Santo?". Notei que a maioria das pessoas acreditaram na opinião do professor que segundo ele, esta é a crença da sua denominação e o que a bíblia afirma. O problema maior não foi ele afirmar que era a crença da igreja mas sim, dizer que a bíblia afirma isso!  A crença tradicional Segundo seu pastor, Jesus era cheio do Espírito Santo, e possuía a "virtude do Espírito" e não o "batismo com o Espírito". Ele entende assim porque não foi usado o termo "batismo" para Cristo e sim para os discípulos. Segundo ele, para ser cheio do Espírito Santo não é preciso ser batizado com o Espír...