Pular para o conteúdo principal

Jesus foi batizado com Espírito Santo

O que me motivou escrever esse artigo, é que em um dos seminários onde estudei, meu antigo professor e pastor comentou à respeito dos dons ministeriais e sobre o batismo com o Espírito Santo. Foi quando os alunos chegaram em uma questão que deixou muita dúvida e opiniões diversificadas em todos. A pergunta era: "Jesus foi batizado com o Espírito Santo?". Notei que a maioria das pessoas acreditaram na opinião do professor que segundo ele, esta é a crença da sua denominação e o que a bíblia afirma. O problema maior não foi ele afirmar que era a crença da igreja mas sim, dizer que a bíblia afirma isso! 

A crença tradicional

Segundo seu pastor, Jesus era cheio do Espírito Santo, e possuía a "virtude do Espírito" e não o "batismo com o Espírito". Ele entende assim porque não foi usado o termo "batismo" para Cristo e sim para os discípulos. Segundo ele, para ser cheio do Espírito Santo não é preciso ser batizado com o Espírito Santo e que para ser batizado deve-se falar línguas.


Ponto Divergente


Esse é o ponto principal da divergência, apenas o dom de línguas está separando Jesus do batismo com o Espírito Santo, parecendo até que o Espírito Santo é uma máquina de produção em série que tem que fazer tudo igual para todos. Se formos crer assim, chegaremos à conclusão que o batísmo com o Espírito Santo é apenas o "falar em línguas" visto que todo o restante tanto de dons como de virtudes Jesus possuia. O Espírito Santo opera da maneira que lhe apraz 1Co 12.11 "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." A pergunta agora é a seguinte: "Se Jesus fosse batizado com o Espírito Santo, que necessidade haveria para que falasse línguas?". A resposta é a seguinte: NENHUMA! Jesus tinha dons muito superiores ao de línguas!  O próprio Apostolo Paulo explica que o que o dom de profecia é maior do que o de línguas. Hoje o falar em línguas tem sido colocado como um grande milagre. É muito fácil imitar esse milagre das línguas, mas será que conseguimos imitar o andar por cima d'água? O acalmar a tempestade? O transformam água em vinho? Ou uma pergunta mais fácil ainda: "será que falam a língua que todos estrangeiros consigam entender na sua própria língua? "At 2.6 "... ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.". É claro que as línguas de 1Co14.4 é diferente da de Atos2. Muitos dizem que as línguas eram apenas para os apóstolos e que eram "línguas estrangeiras" para que pudessem evangelizar as outras nações. Isso não é verdade! Vemos as línguas sendo usadas dentro da igreja e como dons espirituais 1Co 14.27 "E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.". Se fosse para evangelizar as nações de outras línguas, porque então deveria ter interprete? Também vemos que não era apenas na igreja de Corinto como a maioria tradicionalista diz, pois Paulo falando dos dons espirituais diz  1Co 14.32-33 "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." Note que ele diz "em todas as igrejas dos santos".

Vamos fazer uma análise, um pouco mais à fundo, para ver o que a bíblia diz sobre o fato de Jesus ser batizado. Vemos que nos argumentos contrários ao batismo de Jesus, é aceito, que Jesus apenas tinha a "virtude do Espírito" Is 42.1 "... pus o meu Espírito sobre Ele; Ele trará justiça aos gentios." Lc 5.17 "... E a virtude do Senhor estava com ele para curar." essa virtude pode ser traduzida como poder, mas, que virtude seria essa? vemos que Jesus deu virtude para os discípulos Lc 9.1 "E, convocando-os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e autoridade sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.", será que essa "virtude" que os discípulos receberam, é a mesma virtude que havia em Cristo? vemos uma coisa: "se os discípulos já tinham a virtude, porque Jesus à promete novamente como sendo o batismo?" At 1.8 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.". Os discípulos sempre tiveram o Espírito Santo e a virtude para curar, porém Jesus lhes disse Jo 20.22 "...Recebei o Espírito Santo.". Um fato importantíssimo, é que seus discípulos tiveram que ser batizados com o Espírito Santo para que pudessem evangelizar, assim também ocorreu com Jesus, pois vemos que o Espírito Santo sempre esteve com Ele, porém, apenas quando o Espírito desceu sobre Ele, é que se iniciou seu ministério Mt 3.16.  Mas isso não é o suficiente para se chegar à alguma conclusão, pois estamos usando da mesma técnica que usam para dizer que Jesus não é batizado, essa técnica é a "evidência" e a "comparação"; isto se dá, porque não têm nenhuma passagem que diz que Jesus não seja batizado.

O fato do Espírito Santo ser "derramado" é que creio que caracteriza o batismo, pois não existe batismo sem água ou algum elemento líquido, mesmo que isso seja "espiritual" como vemos no caso do batismo com o Espírito Santo. Mesmo que a bíblia no novo testamento, não usasse a palavra batismo, não seria errado dizer que o "derramamento do Espírito" seja um batismo. A profecia mais enfatizada para se pregar o batismo é a de Jl 2.28 "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.". Vemos em Joel 2.28, e em muitas outras passagens, Deus prometendo o batismo com o Espírito Santo, porém, outro ponto que deixa claro que Jesus recebeu o batismo, é que o apóstolo Pedro, enfatiza "claramente" que Jesus recebeu a promessa do Espírito Santo At 2.33 "De sorte que, exaltado pela destra de Deus (Jesus), e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.(batismo)". Porém, mesmo essa passagem por incrível que pareça não é o suficiente para alguns para se afirmar que Jesus foi batizado com o Espírito Santo, pois ela pode ser interpretada por outra promessa, que para muitos, não caracteriza o batismo, como vemos em Isaías 11.2 "E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.", porém, deve-se levar em conta, que o assunto principal, que Pedro estava enfatizando, era o batismo com o Espírito Santo, levando-nos a crer, que essa promessa, é a de Joel e não de Isaías, principalmente pelo fato do próprio apostolo Pedro, nessa mesma passagem, citar Joel  At 2.16 "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:".

O principal problema para aqueles que não crêem no batismo de Jesus, são as palavras que o próprio Cristo disse, quando os irmãos Tiago e João discutiam, vejamos: 

Mc 10.35-40 "E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.".

Todas as explicações que vimos para essa passagem, foram apenas "desculpas", tentativas de "embaçar" o fato. Vemos que Jesus prometeu à Tiago e João, um batismo, no qual Ele mesmo era batizado, mas que batismo seria esse? Dizer que seja o batismo nas águas seria errôneo, pois assim, teríamos que crer, que João e Tiago, batizavam os discípulos de Jesus, sem que eles mesmos fossem batizandos Jo 4.1 "E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),", como pode alguém batizar outros, sem que seja batizado? É claro que João e Tiago eram batizados nas águas, e isso leva a crer, que o batismo mencionado por Jesus, seja com o Espírito Santo. Já vi pastor dizer em suas pregações que esse batismo era com o Espírito Santo e negar que Cristo seja batizado (tem lógica uma coisa assim?).

Só não podemos entender, porque a igreja Assembléia de Deus, não pode aceitar esse conceito de que Jesus foi batizado com o Espírito Santo. Uma coisa que não se pode negar, é que ela enfatiza muito o dom de línguas, colocando mais importância nesse dom, do que a própria bíblia o dá. Realmente o Espírito Santo dá o dom de línguas, mas também dá muitos outros mais importantes que o de línguas, o qual não tem muita ênfase na igreja. São três as passagens, em que as pessoas que foram batizadas com o Espírito, falaram línguas, a mais importante está em At 2.4 "E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.", porém nessa passagem, as línguas não são as mesmas que vemos hoje, pois essas, eram entendidos por todos os estrangeiros  At 2.8 "Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?". A outra passagem é  At 10.46 "Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.", essa passagem diz respeito ao batismo dos gentios. Por fim, lemos a última passagem de relato de línguas após o batismo At 19.6 "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.". nessa passagem vemos que se tratava de 12 homens que foram batizados com o Espírito Santo, realmente os 12 falaram línguas, mas também profetizavam, e o dom da profecia é mais essencial que o de línguas 1Co 14.5 "E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.".

Um ponto de vista que não se pode desprezar, é que Cristo em tudo deve ter preeminência Cl 1.18 "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.", levando essa passagem a sério, a igreja esta crendo, que os discípulos provaram algo que o próprio Jesus não pode ter, poderia alguém oferecer algo que não tenha ou não pode ter? Jesus disse que daria água viva (Espírito Santo), se Ele prometeu dar é porque Ele tinha para dar! O fato de Jesus não falar línguas, é por causa da necessidade, por exemplo: As línguas para a edificação dos incrédulos é a que está em Atos 2, pois todos ficaram atônitos por entenderem em todos os idiomas; As outras línguas, Paulo disse que se os incrédulos ouvicem, pensariam que estavam loucos 1Co 14.23 "...e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?", que necessidade haveria, de que Cristo falasse línguas para si mesmo? pois o que fala línguas edifica a si mesmo 1Co 14.4 "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.". Deus sabe dar dons na medida da necessidade de cada um 1Co 12.7 "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.". Deus não daria um dom para Cristo, sem que não precisasse. 

Ninguém no novo testamento, falou que tinha o Espírito Santo de forma superior aos profetas e à Cristo. Quem era batizado com o Espírito, recebia da mesma maneira que os profetas e sacerdotes do velho testamento, a bíblia é muito clara quanto à isso Jo 3.34 "Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois Deus não lhe dá o Espírito por medida.". Muitos dizem que o Espírito desceu apenas em Atos 2, porém, no batismo de Cristo, o que desceu então visto que Jesus já tinha o Espírito Santo? é claro que é o mesmo Espírito de Atos 2, Lc 3.22 "E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba..."

As línguas

Vemos na bíblia, dois tipos de línguas, uma delas é a de Atos 2, que se trata de uma língua, em que todos poderiam ouvir em seu próprio idioma. É como se fosse o contrário do ocorrido em Gênesis 11, quando Deus confundiu as línguas dos povos Gn 11.7 "Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.". Outras línguas que vemos, é uma não terrena, nem celestial, mas sim "novas línguas" Mc 16.17 "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" também chamadas "línguas desconhecidas" 1Co 14.13 "Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.".Perceba que a interpretação dessa língua é dada por Deus pois Paulo é claro em dizer "...ore para que possa interpretar", sendo assim os tradicionais erram em comparar as línguas de Atos 2 com essas de Coríntios 14, pois se estivessem certos Paulo diria claramente "estude para que possa interpretar" e não "ore", pois a interpretação é espiritual. Em uma passagem de Coríntios, vemos "claramente" que as línguas se trata de um dom, e não de evidencia como as igrejas querem que pensamos 1Co 14.5 "E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.", veja que o dom de línguas e profecia, são colocados em paralelo um com o outro, mostrando assim, que o dom de línguas não é algo imperativo para se receber logo após o batismo. Sempre vejo o programa de debates "vejam só" e quando debatido esse assunto muitas pessoas ligavam para o programa afirmando que foram batizadas com o Espírito Santo porém sem a evidência de línguas e muitos afirmavam que receberam as línguas muito posteriomente ao batismo o que fazia com que os pastores presentes no programa afirmassem que eles não tinham sido batizados, nem sequer os pastores puderam pensar nessa hipótese, o que dava à entender que as pessoas estavam "mentindo".

Há muitos fiéis que pensam que essas línguas faladas nas igrejas, são as dos anjos, eu não creio assim! pois se fossem as línguas dos anjos, e todos falam essas línguas no céu, Paulo não diria que elas haviam de passar 1Co 13.8 "O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;". Essa passagem afirma que as línguas haveriam de passar quando viesse o que é perfeito 1Co 13.10 "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.", o que é perfeito senão a vinda de Cristo e seu reino? Ou seja: "no céu não vai haver lugar para essas línguas" sendo assim conclui-se que se trata literalmente de "novas línguas". Outro ponto de vista que se deve levar em conta, é que a bíblia não afirma que no céu possa haver mais de uma língua 1Co 13:1 "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...", essa passagem não está dizendo que no céu há variedades de línguas. Hoje temos várias línguas, devido a construção da torre de Babel  Gn 11.7 "Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.", mostrando que nem na terra havia variedade de línguas. Essas línguas também não são de algum dialeto terreno conhecido, pois sua sonância, não é diferente da linguagem que se é falada, exemplo: Uma pessoa que fala português, se essa pessoa passar a falar em línguas, falará consoantes e vogais agrupadas como em português, exemplo: Lá, ba, ai, de, si, che, porque não falam padrões do inglês como: we, try, swy, tze, cht, ou angolano que se é uma língua difícil de se falar pois se trabalha mais com a profundidade do interior da boca? ou seja, as línguas estranhas de uma pessoa que fala português, é de agrupamento português, porém sem agrupamento padrões para que se forme palavras conhecidas. Note também, que as línguas estranhas de uma pessoa estrangeira, é diferente das pessoas brasileiras, aparentemente essas línguas são de acordo com o conhecimento da pessoa, pois notamos também, que uma pessoa que saiba falar um pouco de inglês, suas línguas são mais complexas. Paulo escreveu 1Co 13.1 "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...", é possível que Paulo falasse as línguas dos homens, e ainda escreve 1Co 14.18 "Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.". Com esse estudo, não estou dizendo que não exista pessoas que falem línguas conhecidas na terra, dentro da igreja. Existem pessoas que falam em línguas da terra sem que nunca a haja estudado. Existe uma mulher em Minas Gerais, que fala aproximadamente 100 línguas, sem ter estudado nem uma sequer. Ela saiu em uma matéria de revista como "fenômeno" (mais a frente estaremos com foto e nome da revista para que leiam, no momento não a temos em mãos).

As línguas no aspecto psiquiátrico (glossolalia)

A parapsicologia explica as línguas como um fenômeno do inconsciente, o inconsciente inventa línguas novas ou línguas já existentes, independente da religião ou crença, pois isso para ela, é um estado do paciente. O problema maior da parapsicologia, é que "todos" os milagres e operações espirituais, é rejeitado, mesmo que ainda existam alguns que se dizem "religiosos" infiltrados no meio da parapsicologia. A parapsicologia nesses últimos anos, tem sido muito divulgada, principalmente por "solucionar" problemas que muitos pensam ser espiritual, mas não passavam de fralde ou de algum distúrbio mental. Padre Quevedo, é o religioso parapsicólogo mais divulgado na mídia. Não se pode negar os avanços da parapsicologia, pois negar isso, é como dizer que a terra é quadrada, visto que muitos dos seus feitos são provados e comprovados. O que mais encontramos no meio Cristão, são pessoas expulsando demônios, muitos são mais ousados e fazem questão de "entrevistar" os demônios, mas aparentemente o que vemos na maioria, é algo chamado "sugestão", isso se dá, porque alguma vez na vida, a pessoa já ouviu ou leu algo sobre demônios e suas possessões. Existem muitos meios de se saber se a pessoa está sendo vítima da sugestão ou de alguma entidade. Você pode notar, que quando uma pessoa entrevista algum demônio, o demônio não responde, mas no nome de Jesus ele responde (isso segundo eles), então diga à pessoa que está expulsando, que faça uma pergunta como: "falar o alfabeto grego ou hebraico?", se for um demônio não deveria saber? Na maioria dos casos de sugestão, nem a pessoa que está expulsando, como a própria pessoa possessa, não sabem que estão sendo vítimas de um distúrbio mental que se pode ocorrer facilmente. 

Evidências do batismo com o Espírito Santo

Vamos colocar algumas comparações entre Cristo (que dizem não ser batizado) e os homens do novo testamento após a descida do Espírito Santo (batizados). As características são as seguintes:

Ser cheio do Espírito Santo

Lc 4.1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 

At 2.4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

Na maneira de falar

Jo 7.46 Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem.

At 6.10 "E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava."

Ser dirigido pelo Espírito

Mt 4.1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 

At 13.4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 

Dons

Lc 5.17... a virtude do Senhor estava com ele para curar. 

1Co 12.9 ...; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 

Autoridade

Mt 7.29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

At 4.31 ... e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. 

Prodígios

Mc 6.2 ...como se fazem tais maravilhas por suas mãos? 

1Co 12.10 E a outro a operação de maravilhas...

Sabedoria

Mc 6.2 ...que sabedoria é esta que lhe foi dada?...

2PE 3:15 "...nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;"

Profeta

Mt 13.57...Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.

1Co 14.37 Se alguém cuida ser profeta...

Poder canônico nas palavras

Jo 6.63 "...as palavras que eu vos disse são espírito e vida." 

1Co 14.37 "...as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor."

Conclusão

Não queremos afirmar com certeza que Jesus foi batizado com o Espírito Santo, porque não somos donos da verdade, mas, tudo leva à crer que sim. Precisamos ter uma resposta clara para a passagem de Marcos 10.39. Dizer também que o batismo de Jesus não foi o mesmo dos apóstolos seria errôneo, pois o batismo do sepultamento se instituiu após a morte de Cristo, demonstrando assim, que o próprio Cristo se batizou no mesmo batismo dos seus discípulos, tanto é, que alguns discípulos de João se batizaram novamente At 19.3-5. Nossas igrejas, são quase que obrigadas à crerem que Jesus não foi batizado, porque senão, sua crença de que é "dever" do crente falar língua, cai por terra, só porque em alguma passagem as pessoas falaram línguas não quer dizer que isso é uma regra do Espírito, porque então não profetizam todos quando são batizados assim como em Atos 19.6 ? "... falavam línguas, e profetizavam.". As línguas realmente é um dom que aviva a fé de quem fala, mas não era o principal dom que Paulo enfatizou 1Co 14.5 "E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas...". Existe um argumento o qual fala que os estrangeiros em At 2.6,7, acharam estranho o dom entre os discípulos, denotando assim, que eles não estavam familiarizados com o batismo com o Espírito Santo, porém, isso não prova nada, visto que também não estavam familiarizados com os milagres e prodígios de Cristo Lc 9.43 "E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia...". 

Não queremos estender muito esse assunto mas, com certeza devemos buscar os dons do Espírito Santo. Busquemos aquele que edifica não só a nós mesmos como o de línguas, mas sim, algum que seja verdadeiramente útil para todos, sem desprezar o de línguas, pois tudo que Deus dá é para proveito nosso e sem contrariar a vontade de Deus 1Co 14.39 "...não proibais falar línguas.".

Comentários

  1. EU NÃO SOU DIVERGENTE DE ALGUMA COISA, MAS ENTENDER AS COISAS DE DEUS TEM QUE TER O PRÓPRIO ESPIRITO PARA DISCERNIR E A LETRA MATA MAS O ESPIRITO VIVIFICA ENTÃO CUIDADO COM ESSAS LOGICAS DE RACIOCÍNIO HUMANO LEMBRE-SE TENHA A MENTE DE CRISTO PARA ACEITAR AS COISAS QUE PRECISÃO DE INSPIRAÇÃO PARA EDIFICAR ALGUÉM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmão, primeiro: a letra que mata é a Lei do velho testamento. Segundo é que Deus não se contradiz ou seja, o artigo não está "revelando" a bíblia mas sim apenas expondo o que esta escrito e que muitos não prestaram atenção. Terceiro: Como sabe que Deus não esta me inspirando na interpretação?

      Excluir
    2. amei esse estudo sobre o Espírito Santo💖
      faz um estudo sobre o porque que tem cristão que fica
      se chacoalhando
      pulando rodopeando dentro da igreja

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...