Interessante o modo de como Deus trata conosco seres humano, seres mortais feito de matéria terrena. Após a queda do homem no Édem todos sem exceção morreram em pecados. Necessário entendermos que o pecado que nos separa de Deus é aquele que habita em nós, o que está intrínseco em nós. Esse pecado interior é o que nos faz realizar o pecado visível praticado pelo nosso corpo. Jesus veio para perdoar pecados, tanto o pecado interior do homem como aquele concebido ou seja, aqueles que damos a luz, fazemos ele nascer no mundo. Quando Ele afirmou que o homem que olhar para uma mulher e deseja-la no coração era adúltero, estava se referindo ao pecado interior do homem e mostrando assim que todo homem é pecador e carente da graça de Deus. Nenhum homem cristão será condenado por ter um algum desejo momentâneo, mas se esse homem não subjugar esses pensamentos certamente ele irá alimentá-lo e quando tiver concebido o pecado que estava dentro dele, ai sim será culpado. Note que estamos referindo a "homem cristão" pois quem não tem o Filho de Deus por salvador será condenado mesmo sem praticar os desejos interiores. Essa afirmação sobre pecado interior é muito bem descrita por Tiago:
"Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. Deus nos gerou para abençoar. Meus amados irmãos, não vos permitais ser enganados" Tiago 1.14-16
Note que não é o desejo que vai matar o homem mas sim o pecado consumado. Na história de Caim e Abel foi exatamente isso que ocorreu. Caim desejou no coração matar Abel:
"Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar" Gêneses 4.6-7
O que Deus estava falando com Caim é que ele deveria dominar aquele desejo que estava no coração e não consumá-lo. O pecado consumado gera a morte, assim como não foi o desejo que fez Adão e Eva separar-se de Deus mas o comer do fruto. A bíblia diz que onde não há lei não há transgressão o que não fazia de Eva e Adão pecadores até o ato de colocar em pratica seu mais íntimo desejo.
Comentários
Postar um comentário