Pular para o conteúdo principal

O nome de Jesus


 Muitos entram em questões intermináveis a respeito do nome de Jesus e também do nome de Deus. Quanto ao nome de Deus eu não gosto nem de entrar nesse mérito pelo simples fato do mesmo não existir em nenhum escrito grego o que inviabiliza totalmente o assunto. A não existência do nome Jeová ou Javé nos pergaminhos gregos mostram seu desuso pelos primeiros cristãos. Alguns como as Testemunhas de Jeová tentam introduzir incontáveis vezes o tetragrama YHVH (suposto nome original Jeová) nos escritos do novo testamento o que é uma aberração porque contra fatos não há argumentos e fato é que não existe nenhum sequer escrito neo-testamentário com o nome de Deus. Milhares de escritos gregos estão presentes em museus no mundo inteiro em especial Jerusalém e Roma e nenhum sequer possui tal aberração. Quanto ao nome de Jesus, também existe argumentação de que Jesus está incorreto mas novamente nos deparamos com os fatos sobre o nome de Jesus. Em grego temos nos pergaminhos tanto dos evangelhos como também nas cartas dos apóstolos e apocalipse o nome (Ιησούς) que transliterado é Iesous. No hebraico é Yeshua mas não seguimos a língua hebraica mas sim o nome usado amplamente pelos cristãos na época depois da sua morte. Querer saber mais do que os primeiros cristãos contemporâneos da época é um absurdo como afirmam aqueles que alegam que deve ser chamado pelo nome do hebraico, algo que não era usado pela igreja primitiva gentílica. O mais importante legado não é a língua que falavam mas sim o que quiseram transmitir para posteridade.

Papiro 37 de Mateus seculo III

Na mentalidade de alguns cristãos o próprio Cristo vai rejeitar seus seguidores que não pronunciarem corretamente seu nome. A alegação pra tal pensamento é a mesma das testemunha de Jeová que se baseiam em  João 17.16 que Jesus diz que fez conhecer o nome do Pai:

"e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja" .

Fazendo uma correta interpretação vamos deixar a bíblia interpretar a bíblia e procurar o texto onde de fato Jesus cumpriu essa palavra. Na realidade tal passagem não existe, Jesus não veio para ensinar o nome de Deus mas quando a bíblia firma que Jesus fez conhecer o nome, se trata de conhecer o próprio Deus. Então vemos que em todos os evangelhos estão relatados o cumprimento das palavras de Jesus que faria conhecido o nome de Deus.

Certo dia estudávamos a bíblia quando tivemos uma visita de uma moça que pediu para participar da nossa reunião. A moça era evangélica e se decepcionou da denominação que frequentava e resolveu viver a vida cristã sozinha o que por si só já está errado. Na metade do estudo ela começou a ensinar que estávamos errados e que o nome de Jesus e do Pai estavam errados. O nome de Deus pra ela é IAUH, pronuncia-se ""Iarú". Perguntamos o porque, e segundo ela era baseado numa passagem que nem sabia onde se encontrava. Na realidade a passagem na mente dela era Salmo 148 onde mostra animais e coisas inanimadas louvando ao Senhor. Não mostra exatamente essas coisas adorando a Deus mas é uma expressão poética de dizer que tudo é pra glória de Deus. A moça disse que iria nos provar quando de repente abre o Youtube e mostra um vídeo de animas "falando" o nome de Deus. Parece piada mas tivemos que mostrar que com uma simples procura você encontra animais que suas expressões sonoras formam qualquer tipo de palavra. Se procurar você encontra animais que aparentam estarem falando Baal, Buda, Shiva etc. 

Já imaginou Deus rejeitando uma pessoa por não pronunciar o nome dele corretamente?







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...

Jesus foi batizado com Espírito Santo

O que me motivou escrever esse artigo, é que em um dos seminários onde estudei, meu antigo professor e pastor comentou à respeito dos dons ministeriais e sobre o batismo com o Espírito Santo. Foi quando os alunos chegaram em uma questão que deixou muita dúvida e opiniões diversificadas em todos. A pergunta era: "Jesus foi batizado com o Espírito Santo?". Notei que a maioria das pessoas acreditaram na opinião do professor que segundo ele, esta é a crença da sua denominação e o que a bíblia afirma. O problema maior não foi ele afirmar que era a crença da igreja mas sim, dizer que a bíblia afirma isso!  A crença tradicional Segundo seu pastor, Jesus era cheio do Espírito Santo, e possuía a "virtude do Espírito" e não o "batismo com o Espírito". Ele entende assim porque não foi usado o termo "batismo" para Cristo e sim para os discípulos. Segundo ele, para ser cheio do Espírito Santo não é preciso ser batizado com o Espír...