Pular para o conteúdo principal

Pastor Joanribe Palharim e sua mensagem do dízimo


Queremos lembrar-lhes, que nosso site não tem por intenção denegrir a imagem de ninguém, mas sim expor a crença em determinadas doutrinas, que com apoio bíblico, acreditamos serem falsas.
Na quinta feira dia 13-07-2006, o Pr Joanribe Palharim exibiu na rádio melodia do Rio de Janeiro, (rádio em que tem um programa diariamente) a história de uma mulher dizimista, e na história, Palharim narrava o seguinte:
"Uma mulher sendo em toda sua vida dizimista, começou a negligenciar-lo, passou à perder a vontade de dizimar. E muito tempo passou, até que um dia
essa mesma mulher teve um sonho. No sonho, ela via a igreja, e no meio da igreja estava todo dinheiro arrecadado para a obra de Deus. Então ela pôde se ver pegando aquele dinheiro, mas quando ia embora com o dinheiro, ele ia sumindo de sua mão, foi quando ela se deu conta do que estava fazendo; roubando a casa de Deus"
Analisem comigo: Qual a possibilidade de uma pessoa que passou a vida toda dizimando, que aprendeu isso como regra de fé, que teme o demônio das finanças, e que depois escuta uma história dessa, parar de dizimar? é só Deus mesmo para fazer essa pessoa entender. 
Veja como palharim e todos dizimistas levam o dízimo para o lado pessoal, pois sempre contam casos de pessoas que foram abençoadas, profecias e sonhos como o da nossa irmã. Quero dizer-lhes que tenham muito cuidado com esse negócio de "sonho". Vejamos porque não podemos usar essa história para darmos dízimos, e porque nem podemos levar essa história como comprovação para dizimar:
- Os adventistas do sétimo dia, teen sonhos semelhantes ao dessa irmã, nos sonhos, quando não guardado o sábado, é repreendido por Deus, porque crêem que o sábado deve ser guardado. É evidente alegarem que nós, os que não guardamos o sábado, seremos condenados .
- Os membros da congregação cristã do Brasil, sonham que as pessoas que ignoram o uso do véu e do ósculo santo, vão ser condenadas ao inferno de fogo.
- Os católicos sonham com Maria intercedendo ao lado de Cristo lá no céu, e que nós, os "separados", seremos condenados.
- Os espíritas sonham com entes queridos que faleceram, e nessas visões é evidente que os espíritos apóiam a invocação dos mortos.
- Um membro de uma igreja que prega prosperidade, sonha que Deus está enriquecendo sua vida, tornando-o empresário e uma pessoa muito bem sucedida.
- Conheço uma irmã que tem revelações e visões, porém ela crê que o inferno é a casa de satanás, e que satanás é quem manda lá, então ela sonha freqüentemente com demônios trazendo juízo aos ímpios, demônios com tridentes espetando os ímpios, ou seja: Ela pensa que é "satanás trará juízo aos ímpios".
O que podemos notar nesses 6 casos, é que "tudo o que essas pessoas acreditavam, se transformou em sonho". Tem gente (e eu conheço muitíssima) que nem pode ter sonho que já diz: "Deus mostrou.". O que devemos fazer em uma situação dessa? Será que seremos incrédulos se não crermos? Ou devemos acreditar nos "sonhos" dos nossos irmãos? As pessoas se esquecem que temos uma mente complexa capaz de projetar sonhos muito mais complexos do que aquele que nossa irmã sonhou, basta acreditar e crer, ou ser submisso à algo, e aquilo um dia pode se transformar em um "sonho espiritual" ou "Deus mostrando que devemos pagar o dízimo que a bíblia diz claramente que era pago segundo a lei (Hb 7.5)".
Quero aproveitar a oportunidade, para comentar um pouco sobre os "sonhos" que nossos irmão andam sonhando. Principalmente no meio pentecostal, as pessoas teen sonhos duvidosos, e colocam toda sua fé neles e ainda diz ser Deus falando. Devemos ver uma coisa: Am 3.8 "Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?". Essa passagem fala a respeito do povo que temia Deus fazer algo ruim sem aviso, e depois Deus fala essas palavras ao povo, em outras palavras essa passagem está dizendo: "Quando Eu quero falar quem não vai profetizar", ou seja: quando Deus quer falar algo com você, ele não vai ficar deixando você confuso ou com dúvida. Não estou dizendo que quando você sonha com alguém, não conte para a pessoa, mas sim que você saiba que pode ser coisa da cabeça. Vemos também, que os profetas de nossos dias, não teen sonhos como nós, pois todos sonhos pensam ser revelações de Deus. Vejamos que a bíblia fala a respeito daqueles que sonham e diz ser Deus
Jr 23.25-26,28-32 "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR."
O interessante nessa passagem, é que a bíblia não está dizendo que eram falsos profetas porque mentiam propositalmente, mas sim  pelo " ...engano do seu coração...", ou seja: eles sonhavam um engano e falavam que era Deus quem estava falando. Sabe porque Deus não teve misericórdia com esses profetas? Porque eles sonhavam enganos, e é claro que, aquilo que era um simples sonho, complicavam tudo para dizer que foi Deus "usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.","Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras...", repare que nessa parte da passagem, o pecado estava em "contar" o sonho enganoso, ou seja: sonham sonhos duvidosos que não está de acordo com a vontade de Deus, e os contam dizendo que "...Ele disse...". Isso é o que ocorre nos dias de hoje. Agora, lendo a bíblia, vemos que quando Deus fala, não deixa dúvidas quanto ao propósito e cumprimento da palavra. Vamos tirar pelo exemplo de Abrão, que nunca teve uma experiência com Deus, seu povo era ímpio, mas isso não impediu que Deus o chamasse, vejamos: Gn 12.1 "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.". Veja que Abrão não viu Deus, porém, ouviu a voz e creu nela à ponto de deixar tudo e seguir errante para uma terra que aquela voz havia lhe prometido; não é por acaso que a bíblia o chama de "pai da fé". Grande fé tinha esse homem, mas com certeza ele não ouviu uma voz que pudesse trazer alguma duvida como vemos nos dias de hoje. Quantos imitam Abraão, pois Abraão deu os dízimos, e ainda dizem "Abraão é o pai da fé, por isso temos que dizimar", porém esquece que Abraão sacrificava e circuncidava, querer dizimar porque Abraão dizimou, é interpretar a bíblia da maneira que lhe convém.
Todos os dias vemos pessoas sonhando e profetizando sobre o dízimo, eu porém não creio nesse tipo revelação! Porque não sonham ou profetizam algum argumento convincente para os não dizimistas? ou porque não sonham com a resposta das nossas perguntas sobre o dízimo? O interessante é que logo após Joanribe Palharim narrar sua mensagem do dízimo, a rádio coloca no ar, outra mensagem, e nessa outra mensagem, Palharim fala à respeito da "venda de objetos na igreja". Quem ouve isso, de cara já pensa: "esse homem é totalmente contra o comércio na igreja". O que vemos, é que ele se preocupa com algo tão banal, e despreza a causa principal. O dízimo é o principal motivo para a igreja ser escandalizada. Os pastores parecem gostar de ouvir os noticiários da televisão dizer: "igreja ou comércio?". Hoje em dia se pode dizimar até por transferência bancária. Tem dia que a igreja parece a bolsa de valores, mas isso os pastores não vêem! só vêem os irmãos que segundo eles, não podem nem vender alimento na porta da igreja. Há muitas igrejas que possuem cantinas para quando os membros saírem, poderem comprar algo para comer. Vocês sabem de onde tiram essa teoria que não se pode vender "nada" na igreja? vejamos a seguinte passagem Mt 21.12-13 "E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.". A primeira coisa que vemos nessa passagem, é que se tratava de "cambistas"ou "banqueiros", havia também aqueles que vendiam pombas, certamente vendiam para as pessoas que iam entregar suas ofertas de sacrifício, pois assim não precisavam trazerem de casa pois compravam ali no templo. Vemos também que aquilo que estava acontecendo na porta do templo, ocasionou para que ladrões se refugiassem ali. Aparentemente, o que estava acontecendo, é o mesmo que acontece com os "jubileus" nas portas das igrejas católicas, é algo inadmissível, agora eis a questão: " Jesus teria feito isso se fossem pessoas honestas? e se fosse pessoas necessitadas? Essa crença que não se pode vender "nada" na porta da igreja, vem da interpretação, de que o templo de Salomão, significa o igreja cristã, porém a bíblia afirma que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens (At 17.24), nós somos o templo de Deus (1Co 6.19), nós somos a igreja. Nossos pastores parecem mais estar preocupados com o templo que a igreja se reúne, do que com a igreja como corpo de Cristo.
Queremos lembra-los, que não estamos julgando o sonho de nossa irmã, e muito menos dizendo que o Pr Joanribe Palharim não seja homem de Deus, muito pelo contrário, só não concordamos com a doutrina do dizimo,pois cremos que esse dizimo atual "nada" tem a ver com o dizimo bíblico.

Deus abençoe nossa irmã, nosso Pr Joanribe Palharim, e todos irmãos em Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...

Jesus foi batizado com Espírito Santo

O que me motivou escrever esse artigo, é que em um dos seminários onde estudei, meu antigo professor e pastor comentou à respeito dos dons ministeriais e sobre o batismo com o Espírito Santo. Foi quando os alunos chegaram em uma questão que deixou muita dúvida e opiniões diversificadas em todos. A pergunta era: "Jesus foi batizado com o Espírito Santo?". Notei que a maioria das pessoas acreditaram na opinião do professor que segundo ele, esta é a crença da sua denominação e o que a bíblia afirma. O problema maior não foi ele afirmar que era a crença da igreja mas sim, dizer que a bíblia afirma isso!  A crença tradicional Segundo seu pastor, Jesus era cheio do Espírito Santo, e possuía a "virtude do Espírito" e não o "batismo com o Espírito". Ele entende assim porque não foi usado o termo "batismo" para Cristo e sim para os discípulos. Segundo ele, para ser cheio do Espírito Santo não é preciso ser batizado com o Espír...