Pular para o conteúdo principal

Em que nome somos batizados?

Não queremos com essa matéria, criar novos conceitos ou levar as pessoas à dissensão dentro da igreja, mas sim enfatizar algo que a bíblia deixa margens para outra interpretação que baseado nos contextos aparenta ser a mais correta. A pergunta é a seguinte: “Em que nome somos batizados?”. Jesus deu uma ordem imperativa aos seus discípulos Mt 28.19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;“. A primeira coisa que vemos nessa passagem, é que nenhum nome foi citado, por
exemplo: se eu mandar você dar um recado em nome de meu pai e de meu irmão, você vai dar o recado em qual nome? não deveria saber o nome de meu pai e de meu irmão? Qual o nome do Pai? e o do Espírito Santo?
Sabemos que Deus se revelou a nós na pessoa de Cristo Jo 1.18 “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” , isso faz com que Deus seja também exaltado na pessoa de Cristo Jo 13.31 “… Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.“. Não é de admirar que o nome de Jesus é digno de toda autoridade para se fazer qualquer tipo de operação;
1-O nome de Jesus tem poder para salvar At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
2-Tem poder para perdoar pecados 1Jo 2.12 “Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.“.
3-Tem poder para expulsar demônios At 16.18 “…Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.“.
4-tem poder para curar, e se fazer sinais e prodígios At 4.30 “Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.“.
5-deve-se fazer tudo no nome de Jesus Cl 3.17 “…fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
6-Até mesmo batizar  At 2.38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Diante de tantos fatos, o que nos impede para que sejamos batizados no nome de Jesus? Vemos que Jesus é comparado à própria palavra de Deus Ap 19.13 “…o nome pelo qual se chama (Jesus) é a Palavra de Deus.” que é a principal responsável pela lavagem da santificação Ef 5.26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,“. Batizando no nome de Jesus, não anulamos o Pai e o Espírito Santo porque aprouve a Deus ser glorificado nele FP 2:9-11 “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.“.
Uma pessoa muito próxima ao tempo dos Apóstolos foi Ireneu de Lyon (130-202 dC) Bispo e mártir que reforçou o batísmo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo porém seus escritos não tem autoridade doutrinária e sim histórica.
Quando interpretamos a bíblia, devemos obrigatóriamente levar em conta o contexto. Os fatos é que falam. Jesus mandou que batizassem no nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, mas isso não é uma regra que se deve praticar ao pé da letra, primeiro que dentre as três pessoas da trintade o único nome que temos conhecimento é o de Jesus Cristo e vemos que no contexto não era isso que acontecia. Nenhum Apóstolo ou discípulo batizou alguém em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. São muitas as passagens em que os novos convertidos eram batizados em nome de Jesus; vejamos elas:
At 2.38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Vemos aqui uma passagem muito clara quanto ao nome que se deve batizar.
At 8.12 “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
AT 8:14-16 “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).“. Temos aqui mais uma passagem muito clara sobre o batismo, Pedro e João foram enviados a orarem para os crentes de Samaria, para que recebessem o batismo com o Espírito Santo, e vemos que os Samaritanos já eram batizados no nome de Jesus.
At 19.5 “E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.“. Essa passagem diz respeito ao batismo de 12 homens, os quais Paulo os batizou no nome de Jesus. Algo interessante nessa passagem, é que esses homens já eram batizados no batismo de João (v 3), com isso, dá-se a entender que o batismo de João foi substituído pelo batismo em nome de Jesus, o qual tem o verdadeiro efeito para remoção do pecado.
Uma passagem muito interessante é a de 1Coríntios 1, em que Paulo faz um breve comentário sobre o batismo, e novamente é mencionado o nome de Jesus, comprovando que se batizavam nesse nome; 1CO 1:12-15 “Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.” Creio que essas passagens sejam cruciais para crermos que se deve batizar no nome de Jesus.
Todos somos discípulos de Jesus Cristo, então temos que ser batizados em nome de Jesus Cristo, ser batizado no nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, não quer dizer que invalida o batísmo, porém, vemos que essa não era uma prática da igreja primitiva (amenos biblicamente falando).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...

O sistema de arrecadação das igrejas evangelicas

Quase sempre os fiéis das igrejas evangélicas convivem sem ter a mínima noção de quanto custa manter um pastor e em muitos casos o ministério completo formado por presbíteros, diáconos, ministros de louvor, faxineiros etc. É quase regra igrejas menores manter apenas o pastor e não outros obreiro de menor hierarquia. No modelo neopentecostal todos que trabalham na igreja recebem salários e benefícios como em