Pular para o conteúdo principal

Os dons do Espírito Santo cessaram?

Vivemos em um tempo muito difícil, onde tudo questionamos e duvidamos. Às vezes vemos uma pessoa que recebeu uma graça de Deus como uma cura e logo questionamos: "será Deus o autor de tal ato?". Antes mesmo de tentar responder essa pergunta devemos fazer uma outra: "Deus está atuando em nossos dias?", "Será que o evangelho já foi pregado e não haveria necessidade de que Deus venha a  mostrar mais nada a ninguém?". Tentaremos nesse estudo solucionar dúvidas quanto à algumas
atuações do Espírito Santo e para isso, precisamos ver minuciosamente os argumentos das denominações religiosas que não aceitam o fato de que Deus esteja fazendo prodígios em nossos dias. Entre as denominações mais conhecidas que discordam dos dons da maneira que se encontra na bíblia estão: Católica, Presbiterianas, batistas históricas, movimentos neopentecostais (salvo excessões) etc. Alguns desses mais sensatos rejeitam afirmando que isso é algo da psique humana enquanto os religiosos mais radicais acreditam que seja uma operação de satanás e seus falsos ministros de justiça como em 2CO 11:14-15 "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.".

Artigo Base

       Pra iniciarmos o assunto, tenho aqui em mãos uma matéria de uma revista com argumentos contra as igrejas pentecostais e carismáticas. Estarei abordando os principais argumentos do autor dessa matéria para mostrar que o que dizem não tem fundamento sólido como alegam. logo no começo de sua matéria o escritor diz:"São conhecidos como carismáticos aqueles que pensam que, depois de sua conversão, o crente ainda precisa receber o "batismo do Espírito Santo". O autor do artigo da revista cita que "é preciso" receber o batismo com Espírito Santo, só que isso não é contra sua vontade. Deus nunca iria dar dons à uma pessoa que não quer ou não acredita nos mesmos. 

Vamos dar uma análise em alguns versículos de At 19.1-6 "...Paulo...chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.". Analisando essa passagem nós notamos que: 

1-Eram discípulos de João Batista e conheciam perfeitamente a pessoa de Jesus Cristo.
2-Paulo estava pregando o batismo com o Espírito Santo, pois todos já conheciam o Espírito Santo através do velho testamento e até mesmo o próprio João Batista testificou do Espírito JO 1:32 "E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele". Prova disso é que Paulo ainda pergunta-lhes:"Em que sois batizados então?".
3-Os discípulos foram submissos à pregação de Paulo (incluindo a do batismo com o espírito Santo) e foram batizados novamente nas águas, porém agora em nome de Jesus, visto que "talvez"o batismo de João não poderia ser válido após a morte de Jesus, pois o próprio João explica o propósito do batismo:" cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.".
4- Foram batizados "os que ouviram". Essa expressão "ouviram" significar também "considerar o que está sendo dito", "compreender" ou "entender o que está sendo falado" pois a palavra no original é "akouo". Isso mostra que havia outras pessoas e também a submissão dos discípulos aos ensinos de Paulo.
5- O batismo com o Espírito Santo é também algo ministrado. Aqui nessa passagem pelas mãos imposição de mãos, confira: " impondo-lhes Paulo as mãos.".
6- receberam de Deus dons: "e falavam línguas, e profetizavam.". Notem que eles "falavam" e profetizavam". Não está dizendo que "falaram", está dizendo que no longo de suas vidas eles falavam e profetizavam. Talvez nem na hora do batismo isso ocorreu, contrariando assim os pentecostais e carismáticos que dizem que as línguas são evidências e não dom. Com isso alegam que se a pessoa não falar em línguas ela não foi batizada, mas isso é um outro assunto que vou comentar em outra ocasião. 
Aqueles discípulos resolveram crer e aceitar o batismo. Não sei ao certo o que poderia ocorrer se duvidassem dessa experiência. Imagine se aqueles discípulos fossem como o autor da matéria que estou refutando? Pense nos discípulos dizendo à Paulo: "Para que precisamos disso?" ou "como vou saber se isso não é um prodígio de satanás?". Seria decepcionante para o apóstolo.

Paganização do Cristianismo

            O escritor da revista compara os dons e o batismo com o Espírito Santo atual como sendo algo demoníaco, veja:" Essa doutrina surgiu inicialmente em 156 a.D. com um ensinador chamado Montanus". Caso você não saiba Montanus era um religioso e profeta asiático. Fundador da doutrina religiosa chamada montanismo. Segundo a História eclesiástica, Montano teria surgido na cidade de Ardabau, na antiga Frígia, onde, em transe, passou a praticar a religião sob o domínio de um espírito. O autor da revista está alegando que as igreja que aceitam o batismo estão sobre influência de transe e de algum espírito, isto é,"demônios". Vejam a audácia desses homens! Analisem comigo: Será que ele é um observador ou juiz? Tg 4:11, A bíblia fala de homens que fizeram coisa semelhante à esse escritor, vejamos: MT 12:22,24,25,26,31 "Trouxeram-lhe,(à Jesus) então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via...Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios...Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?...Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.". Se você tiver a mente aberta verá que o que os farizeus fizeram não tem diferença com o que fazem os tradicionais de hoje. Os fariseus diziam:"Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios". Belzebu é um termo hebraico derivado de Baalzebub, uma das formas do deus fenício e cananeu Baal. Os tradicionais de hoje pecam com o mesmo pecado que pecaram os farizeus, a "blasfemia", JD 1:10 "Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem".

Batismo com Espírito Santo

            O suposto teólogo e juíz continua: "A Palavra de Deus nada nos ensina sobre um "segundo" batismo; se ele existisse, por sua imensa importância, seria, sem dúvida, mencionado clara e repetidamente nas epístolas do Novo Testamento. Ao contrário, a doutrina dos apóstolos ensina que há um só batismo, mediante o qual passamos a pertencer ao corpo de Cristo, e o dom do Espírito Santo é concedido pela graça de Deus a todos, sem exceção, por ocasião da conversão de cada um". Ele insiste que a bíblia "nada ensina"sobre um segundo batismo, mas Pedro disse para os gentios: AT 10:47 "...Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?". Pedro disse que "receberam como nós o Espírito Santo". Mas Pedro e os demais apóstolos receberam o Espírito logo após as suas conversões, tanto que o próprio Cristo diz: MT 10:20 "Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós". Jesus disse isso quando enviou eles à algumas cidades para evangelizarem, só que logo na frente Lucas relata as palavras de Jesus que se cumpririam AT 1:4-5 "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai...Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias". Ora essa promessa só se cumpriu em At 2"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem". Eu não estou dizendo que eles antes do batismo não tinham o Espírito. Tinham porém não de uma maneira sobrenatural, mas sim como nosso amigo tradicional tem, pois todo aquele que confessa Jesus como seu salvador possui o Espírito Santo, EF 1:13 "... depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa". 
Assim que os efésios creram no evangelho foram selados com o Espírito Santo. O escritor tradicional diz que só há um só batismo e para isso ele cita Ef 4:5 "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo". Mas porque então não recorre no contexto da mensagem de Paulo? vamos ler atentamente, vou cortar as partes que não tem, a ver com o nosso assunto: EF 4:5,8,11,12 "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo...Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro," E deu dons aos homens"...E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores...Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo". Repare que logo após Paulo falar que há um só batismo, ele diz que Cristo deu "dons aos homens", e que dons eram esses? Seria apenas um dom humano natural? claro que não pois logo depois ele cita "Apóstolos", "profetas", "evangelistas"e outros. Quer saber mais sobre que dons uma igreja deve possuir? Paulo especifica melhor isso na igreja de Corinto: 1CO 12:28 "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas...". Notem agora que os membro da igreja de Corinto, desprezaram os mais fracos e Paulo usa de uma comparação com o corpo humano para esclarecer, 1CO 12:21-22,23,25 "E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários...E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.". Paulo também dá uma admoestação à eles e uma ordem imperativa: "procurai com zelo os melhores dons" 1CO 12:29-31 "Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.". Que ironia heim? Paulo diz que Deus deu a cada pessoa um dom diferente. Se o alguém for doutor nas letras e não tem o dom de curar, porque então molesta e julga quem tem? Se você reparar direito os argumentos contra a atuação de Deus em nossos dias, verá que é tudo uma falácia, os versículos que usam, são todos fora de sua interpretação e não dão ênfase ao contexto. Se há só uma batismo, então porque João disse: Lc 3:16"Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu(Jesus)... esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.". Vimos aqui um batismo nas águas e outro com o Espírito Santo. Mas segundo alguns, só há um batismo, então nós temos que supor que Jesus batizaria com o Espírito Santo e que esse batismo é o mesmo das águas. Só que Jesus nunca batizou ninguém nas águas pois deixava isso para os seus discípulos JO 4:2 "(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),". Pedro batizava nas águas sem ter recebido o Espírito Santo o qual recebeu no pentencostes. 
 AT 2:33 "De sorte que, exaltado pela destra de Deus(Jesus), e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo,(batismo) derramou isto que vós agora vedes e ouvis.". Notem que Pedro diz "que agora vedes e ouvis". Não há nenhuma dúvida que Pedro foi batizado com o Espírito no cenáculo onde se encontravam. O tradicional também disse: "o dom do Espírito Santo é concedido pela graça de Deus a todos, sem exceção, por ocasião da conversão de cada um". Será que isso que ele diz é verdade? vejamos se a bíblia concorda com ele:AT 8:14-17 "Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João...Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo...(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus)...Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.". Nem sei como uma pessoa pode alegar que o batismo é recebido após a conversão. Não precisa ser um bom exegeta para entendeu que Pedro e João oraram para que "recebessem o Espírito Santo". Porém "já haviam recebido a palavra de Deus", e já "eram até batizados em nome de Jesus". Claro que eles tinham o Espírito, só não haviam sido "cobertos", "revestidos", "cheios" do Espírito.

Os setenta Anciões

Deus tirou do seu Espírito que estava sobre Moisés e colocou sobre setenta anciões Nm 11.25"...(Deus) tirando do Espírito, que estava sobre ele(Moisés), o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais". Dois dos anciões estavam no arraial separados dos outros começaram a profetizar Nm 11:26 "...repousou sobre eles o Espírito...e profetizavam no arraial". Muitas e muitas vezes Deus falava com os profetas e eles transmitiam ao povo a mensagem como em JR 11:3. No caso de Moisés e os anciões, foi totalmente diferente. Eles profetizaram por "reação de algo", por "impulsionado por algo". Você já reparou que Moisés desejou uma coisa que aconteceria posteriormente? Ele disse: NM 11:29 "... Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre ele". Em parte o que ele pediu se realizou pois Deus deu e dá o dom de profetizar, mas sempre tem alguém como o nossos primos presbiterianos, batistas históricos etc. Olhe o que Josué diz à Moisés: Nm 11.28 "... meu senhor, proíbe-lho" e Moisés diz :"...Tens tu ciúmes por mim?...". Josué não queria que outros profetizassem.

As línguas
O tradicional diz também que ensinamos que uma pessoa batizada deve falar em línguas: "Eles ensinam que o crente sente, mediante experiência física e emocional, quando o Espírito desce sobre ele, fazendo com que ele passe a falar em "línguas". Todos sabemos que o Espírito de Deus no antigo testamento só possuía algumas pessoas. Pessoas normais não tinham esse privilégio. Ter o Espírito é uma coisa mas ser batizado não consiste apenas em ter Ele no coração como uma namorada mas sim em sensação, vejamos o caso de Isabel que estava grávida de seis meses de João Batista, o anjo disse ao seu marido Zacarias: LC 1:15 "...e será cheio (João Batista) do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.". Desde o ventre João Batista receberia o Espírito. É evidente que isso ocorreu quando Maria foi até sua casa: LC 1:41-44 "E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo...Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre".  A criança foi batizada naquela hora e "sentiu" alguma coisa, embora a bíblia nunca fala claramente, dá-se a entender que uma pessoa cheia do Espírito não age naturalmente como uma pessoa normal. Como alguém vai ser cheia do Espírito Santo e continuar agindo naturalmente? Todas as vezes na bíblia que alguém foi "cheio" do Espírito Santo realizou algum feito.

Agora o autor do artigo diz que o batismo atual é uma distorção do ocorrido antigamente: "Isto é apenas uma generalização e distorção do que aconteceu, em circunstâncias especiais, no início da igreja: o dom de línguas estrangeiras foi dado aos primeiros membros da igreja, em grupos: aos discípulos em Jerusalém, aos gentios e, finalmente, aos de João Batista como sinal aos judeus. Não há registro nas Escrituras do recebimento deste dom em particular por mais ninguém". O que nosso crítico queria que estivesse escrito? Talvez ele queira algo como uma genealogia de todos que foram batizados desde atos 2 até apocalipse 22. Até os país da igreja segundo a história relataram em seus escritos sobre a evidencia de dons espirituais no primeiro século. Segundo suas palavras, ele está confessando que o batismo é bíblico só que não para nós mas apenas nos primórdios da igreja. Vejamos para que serve os dons: 1CO 14:24-26 "Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.". Paulo diz que se algum incrédulo entrar no culto, havendo profecias na igreja " os segredos do seu coração ficarão manifestos" ou seja, Deus revelara sua vida e provará que Deus é com a igreja,"publicando que Deus está verdadeiramente entre vós". Levando esse base lógica, podemos entender que "Deus não está verdadeiramente entre os tradicionais" amenos na ótica da conversão do ímpio. Talvez muitos tradicionais levam uma vida de pecado e tenham medo que isso possa ser "manifesto". Paulo ainda continua a dizer sobre a igreja:"cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação". Será que os tradicionais tem o "dom da revelação", tem "língua" e interpretação?. Se não tem, como pode suas igrejas serem totalmente edificada? A resposta é simples: Não são! Deve-se levar em conta que Paulo escreveu essa carta aproximadamente 55 anos depois da morte de Cristo, e será que essa carta era apenas para a igreja de Corinto? Claro que não! Vejamos: 1CO 1:2 "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.". Paulo diz"À igreja de Deus que está em Corinto...com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo". Entendam que quando alguém não quer se submeter à algo da bíblia geralmente diz: "isso era apenas para a igreja tal", "era apenas na época tal", dai por diante. Até parecem que estavam lá juntinhos de Paulo não acham?

Havendo línguas desaparecerão
        
Agora preste atenção nesses argumentos usados por "todos"os tradicionais:"Como modelo, eles tomam o capítulo 12 e 14 de 1ª Coríntios, esquecendo-se do capítulo 13, onde a Palavra de Deus nos diz que profecias, línguas e ciência haveriam de desaparecer, cessar, passar, quando viesse aquilo que é perfeito, ou seja, a completa revelação do Evangelho através dos apóstolos". Essa ideia de que as línguas haviam de "passar" é "passada mesmo"! Passou dos limites o que eles alegam. O texto diz: "1CO 13:8-10-12 "O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado... Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido". Paulo diz que "vindo o que é perfeito". Nosso autor foi infeliz quando disse que perfeito é "a completa revelação do Evangelho através dos apóstolos", seria isso perfeito? É evidente que a perfeição citada por Paulo é a vinda de nosso Senhor e seu reino! "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.". Paulo não estava falando de "evangelização" ou "revelação do evangelho" mas sim de ver "face a face", conhecer "como sou conhecido". A prova disso é que ele diz que havendo profecias seriam aniquiladas, havendo línguas cessarão, havendo ciência desaparecerá, e é óbvio que no céu (o que é perfeito) não vai haver línguas, nem profecias e nem ciência, a prova disso é que Paulo cita a "ciência", mas a ciência desapareceu? Que ciência é essa que Paulo cita? Vejamos que a palavra grega usada é "gnosis" que significa "conhecimento", "sabedoria moral", "conhecimento geral da religião cristã". Então se as línguas desapareceram, desapareceram também o "conhecimento", desapareceu também a "moral humana". O autor está admitindo que não tem "conhecimento". Da para confiar em uma pessoa assim? porque então ele não diz que todos os que pregam o evangelho "sabiamente" são usados por satanás? visto que sobre as línguas ele diz isso! É claro que as profecias, línguas e ciência só desaparecerão após a vinda de Jesus, e o único dom que ficara é o "amor". Não se esqueça que Paulo queria enfatizar o amor. Imagine agora Paulo dizendo que tudo iria acabar daqui à alguns anos, e assim que diz isso ele dá uma ordem: 1CO 14:1 "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. ", 1CO 14:39 "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.". Não tem nada semelhante na bíblia, você deve estar pensando: "porque Deus não batiza os tradicionais então?". A resposta é omo Deus vai batizar alguém que não acredita? Assim que Paulo fala dos dons ele diz: 1CO 14:38 "Mas, se alguém ignora isto, que ignore." dando a entender que é possível rejeitar a doutrina. 

Peço pão e Deus dá pedra?

Cristo falou: LC 11:13 "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?". O autor do artigo não disse que o Espírito Santo era dado na conversão do homem? Então porque aqui Deus dá o Espírito somente aos que pedirem? Reparem que antes dos apóstolos serem batizados com o Espírito, eles  se reuniam no cenáculo fazendo o que? vejamos:AT 1:14 "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas...". O que será que eles pediam? É claro que é a promessa de Jesus! LC 24:49 "E eis que sobre vós envio "a  promessa" de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.". Que promessa é essa? Até mesmo o tradicional sabe que é dom do Espírito que receberam: AT 2:4 "E todos foram cheios do Espírito Santo", e vejam que o tradicional disse que o batismo era apenas para alguns,"aos discípulos em Jerusalém, aos gentios e, finalmente, aos de João Batista ". Só que o apóstolo Pedro fala que a promessa do Espírito era para todos: AT 2:39 "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar". Pedro estava falando para uma multidão de quase três mil pessoas At 2.41 "...naquele dia agregaram-se quase três mil almas.". Será que nessa multidão só tinha algumas pessoas separadas? vejamos AT 2:5 "E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.". Se você analizar verá que Pedro pregou a promessa para todos independente da raça, cor ou língua AT 2:9-12" Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer". Eles perguntaram: "que quer dizer isto?" e Pedro responde AT 2:16-18 "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão.". O Próprio Pedro respondeu a pergunta do povo. Nesse texto um tradicional pode alegar que isso é "naqueles dias", mas a própria profecia de Joel fala que dias são esses "nos últimos dias ". Já que os tradicionais alegam que "naqueles dias" é interpretado literalmente, então vamos conferir: JR 50:20 "Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão; porque perdoarei os remanescentes que eu deixar.", JL 3:1 "Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém." A primeira passagem é de Jeremias onde fala da restauração de Israel. É evidente que é uma profecia messiânica, os "remanescentes" não são só  judeus mas também gentios Rm 9.27 "Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo". Se for assim temos que crer que não estamos justificados por Cristo pois os tradicionais dizem que é só "naqueles dias", a segunda passagem fala da remoção do cativeiro dos judeus na Babilônia, só que todos os tradicionais pensam que Israel ainda esta na Babilônia pois a bíblia diz "naqueles dias", é evidente que naqueles dias se trata de uma "linguagem de figura", um tipo de expressão da época.

Dons na prática

             Agora veja que audácia do tradicional: "Era uma igreja carismática, imatura, imoral, seus membros se embriagavam na Ceia do Senhor, ensoberbecida, indiferente, herege, subvertendo o que Paulo ensinava, dividida, seus mestres eram eloqüentes em filosofias mundanas, também era preguiçosa, jactanciosa por causa dos seus "dons". Você pode até dizer que a igreja de Corínto era desarganizada no uso dos dons, mas nunca poderá dizer que não era algo do "Espírito Santo" ou que deve acabar porque não tem organização e ordem. Ele está dizendo que a desgraça da igreja era por causa dos "dons" que o Espírito Santo deu. Não pense que os dons do Espírto Santo era apenas para Corinto pois até na igreja em Roma Paulo ensina Rm 12:6 "De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé". 

A palavra batismo quer dizer "Rito de iniciação que tem na ablução, um de seus elementos principais". Ablução quer dizer "ritual de lavagem, em geral com água". Se eu receber uma gota de água na cabeça posso dizer que sou batizado? claro que não! Quando se diz em batismo, se diz em "mergulhar", "imergir", "abundancia de águas". A própria bíblia diz JO 3:23 "Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas...". Se João ia onde havia muitas águas, é porque com pouca água não teria lógica. Trocando-se a água pelo Espírito, temos a clareza que se trata de ter o Espírito, não como uma gota na cabeça, mas sim em abundância. Muitos críticos falam mal dos crentes batizados por causa de suas decepções por não terem algum dom realmente dado por Deus ou por Deus não ter batizado eles com o  Espírito Santo, ou talvez falam mal por medo de serem chamados de "bruxos"ou "feiticeiros". Verdade é que nunca devemos falar mau daquilo que não temos certeza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A peça "O dízimo"

No domingo dia 04-06-2006, foi realizado uma peça entre os jovens da igreja Assembléia de Deus, em Minas Gerais, intitulada: "O dizimo". Isso nos faz pensar, até onde pode chegar a fé das pessoas, nunca se dão conta de estarem indo após um engano doutrinário, e o que é pior: acusam os que não dão dízimos de ladrões, usando uma passagem bíblica Ml 3.8 " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. ". Porque Deus permite uma coisa tal como se vê? o que acontece nas nossas igrejas é justamente o mesmo que ocorria com Israel Ag 1.6 " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém

O dizimista e a avareza

Hoje no estudo bíblico em minha igreja o assunto foi "A família e o dinheiro", e lido como texto base 1Tm 6.10 que diz "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." Até ai tudo bem, o problema foi quando começou a falar da avareza e sempre associando "avareza" com os que não entregam o dízimo. Também tocou em um assunto que muito me magoa que é o seguinte: "Aquele que não dá o dízimo não serve para obreiro na igreja". Tenho que conviver com amigos que acabam de chegar na igreja, novos convertidos que imediatamente já são colocados como obreiros mesmo sem conhecimento bíblico nenhum, enquanto os que não são dizimistas ficam no banco mesmo. Passei muitos anos com pessoas me perguntando porque eu não queria ser obreiro, bem não sabiam que querer não é poder. Hoje em dia dou aulas na Ebd e isso porque um supervisor parece que ficou meio com ...

O sistema de arrecadação das igrejas evangelicas

Quase sempre os fiéis das igrejas evangélicas convivem sem ter a mínima noção de quanto custa manter um pastor e em muitos casos o ministério completo formado por presbíteros, diáconos, ministros de louvor, faxineiros etc. É quase regra igrejas menores manter apenas o pastor e não outros obreiro de menor hierarquia. No modelo neopentecostal todos que trabalham na igreja recebem salários e benefícios como em